OBSERVATÓRIO | Momento Segurança no Trânsito aborda responsabilidades de pedestres e condutores
6525
post-template-default,single,single-post,postid-6525,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Momento Segurança no Trânsito aborda responsabilidades de pedestres e condutores

Momento Segurança no Trânsito aborda responsabilidades de pedestres e condutores

O quadro Momento Segurança no Trânsito, produzido pelo Projeto Observar, aborda nesta semana as responsabilidades de pedestres e de condutores de veículos para a segurança no trânsito e dá dicas para a melhor postura no sentido de evitar atropelamentos e outros acidentes.

Lembra que a segurança de quem está  a pé depende dos cuidados de quem está no carro, moto, ônibus ou caminhão. Mas que, em algum momento, todos são pedestres, com direito de ir e vir em segurança.

Aos condutores de veículos, é destacado que devem estar atentos e reduzirem a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. E, ainda, respeitarem as faixas e, no caso de não haver semáforo, dar a preferência sempre ao pedestre.

No caso de haver semáforo e ele abrir enquanto ainda há pessoas atravessando, o motorista deve ser gentil e esperar a conclusão da travessia. A gentileza e a paciência deve ser demonstrada no caso de idosos ou pessoas portadores de deficiência estarem atravessando a via. Os motoristas, lembra o quadro, devem também sempre sinalizar suas ações no trânsito. Para isso, não devem se esquecer das setas, por exemplo.

Como a segurança não depende apenas do condutor de veículos, os pedestres devem cumprir sua parte. Prestar atenção em todo o ambiente que o cerca, estar certo que foi visto antes de atravessar, evitar curvas e esquinas para a travessia, além de usar sempre a faixa são posturas do pedestre consciente.

O quadro Momento Segurança no Trânsito foi criado com o objetivo de ampliar as parcerias do OBSERVASTÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) no sentido de promover ainda mais a conscientização da sociedade em relação à segurança no trânsito.

Já foram produzidos pelo Observar – parceria com a Seguradora Líder-DPVAT – um total de 50 programas que tratam do tema e que podem ser exibidos por veículos que têm o carro como pauta, em sites, redes internas de tevê, entre outros.  Interessados na divulgação devem encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.

Confira o vídeo :

Sem comentários

Escreva um comentário