Lembra que a segurança de quem está a pé depende dos cuidados de quem está no carro, moto, ônibus ou caminhão. Mas que, em algum momento, todos são pedestres, com direito de ir e vir em segurança.
Aos condutores de veículos, é destacado que devem estar atentos e reduzirem a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. E, ainda, respeitarem as faixas e, no caso de não haver semáforo, dar a preferência sempre ao pedestre.
No caso de haver semáforo e ele abrir enquanto ainda há pessoas atravessando, o motorista deve ser gentil e esperar a conclusão da travessia. A gentileza e a paciência deve ser demonstrada no caso de idosos ou pessoas portadores de deficiência estarem atravessando a via. Os motoristas, lembra o quadro, devem também sempre sinalizar suas ações no trânsito. Para isso, não devem se esquecer das setas, por exemplo.
Como a segurança não depende apenas do condutor de veículos, os pedestres devem cumprir sua parte. Prestar atenção em todo o ambiente que o cerca, estar certo que foi visto antes de atravessar, evitar curvas e esquinas para a travessia, além de usar sempre a faixa são posturas do pedestre consciente.
O quadro Momento Segurança no Trânsito foi criado com o objetivo de ampliar as parcerias do OBSERVASTÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) no sentido de promover ainda mais a conscientização da sociedade em relação à segurança no trânsito.
Já foram produzidos pelo Observar – parceria com a Seguradora Líder-DPVAT – um total de 50 programas que tratam do tema e que podem ser exibidos por veículos que têm o carro como pauta, em sites, redes internas de tevê, entre outros. Interessados na divulgação devem encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.
Confira o vídeo :
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.