OBSERVATÓRIO | Momento Segurança no Trânsito explica como evitar colisões
16753
post-template-default,single,single-post,postid-16753,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Momento Segurança no Trânsito explica como evitar colisões

Momento Segurança no Trânsito explica como evitar colisões

Os tipos de colisões e os cuidados para evitá-las são temas do programa Momento Segurança no Trânsito desta semana. Traseira, frontal, com objetos fixos (postes, veículos estacionados, caçambas, postes, placas e árvores), saída de pista, colisão lateral e em cruzamentos são explicadas e suas causas apontadas no quadro.

O programa revela, ainda, que o cuidado, o respeito às regras de trânsito e a atenção, são fundamentais para evitar que aconteçam. As colisões traseiras, por exemplo, representam um em cada quatro acidentes e podem ser evitadas se o condutor mantiver distância segura em relação ao veículo que vai à sua frente, dirigir com cautela, além de não comer, fumar, maquiar-se ou falar ao celular enquanto dirige.

Entre as colisões, destaca o programa, a frontal é a que apresenta maior número de fatalidade já que, no momento em que ocorre, somam-se as velocidades dos dois veículos que se chocaram de frente. Este tipo de acidente é comum em vias de pista única.

As colisões com objetos fixos correspondem a 10% dos acidentes de trânsito e são, em geral, motivadas por sonolência do condutor, uso do celular e embriaguez. Já as colisões em cruzamentos têm como principal motivação a infração da legislação de trânsito.

Representando 18% dos registros de acidentes, a saída de pista tem relação com a distração, sonolência e também o uso do celular ao volante. As colisões laterais, por sua vez, correspondem a 12% dos acidentes.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Escreva um comentário