O quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana faz aos condutores de veículos a seguinte pergunta: você se sente seguro para realizar manobras? A partir do questionamento, orienta motoristas sobre a realização de baliza, reforçando que nessa manobra é de fundamental importância observar pelos retrovisores se há a presença de pedestres ou de crianças, sinalizar com as setas as intenções do condutor e, ainda, manter a atenção redobrada enquanto a executa.
Para estacionar o veículo em uma vaga pequena ou em um estacionamento lotado, ressalta o vídeo, na maioria das vezes é melhor que a manobra seja executa em ré, que permite maior esterçamento das rodas. Mas lembre-se: olhe sempre pelos retrovisores para verificar se há crianças ou pedestres ao redor.
Caso não consiga efetuar a manobra, o quadro aconselha a sair da vaga e tentar novamente, já que isso é bem mais fácil do que tentar manobrar entre dois carros. E destaca que em qualquer dessas situações é fundamental sinalizar com as setas suas intenções.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.