Matérias

Motociclistas devem manter viseira abaixada mesmo no calor

Escrito por Portal ONSV

01 FEV 2017 - 10H21

Dispositivo protege de eventuais riscos e pode reduzir consequências de acidentes

A segurança tem de ser preocupação primordial dos condutores de veículos. Entre eles, os motociclistas que, além de todos os cuidados comuns a todos os motoristas, devem se preocupar com as roupas que utilizam quando estão no tráfego e que devem os proteger.

Botas, luvas, jaquetas e calças grossas, por exemplo, não devem compor a vestimenta usada apenas no inverno, para proteger do frio. No verão elas também são indispensáveis.

Assim como elas, a viseira do capacete deve estar sempre abaixada para, mais que cumprir as determinações da lei, o motociclista estar de fato protegido. Viseira abaixada protege de eventuais riscos e pode reduzir as consequências de acidentes.

Para exemplificar a importância de manter abaixada a viseira, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lembra que, se um objeto ou inseto atingir o rosto de um motociclista que está trafegando a uma velocidade de 60km/h, as consequências podem ser seríssimas, não apenas para a face – uma vez que o objeto pode atingir os olhos – mas para o equilíbrio do motociclista, que pode perder o controle da moto e se machucar ainda mais, além de causar danos a outros condutores.

Mesmo em períodos de calor extremo, como o que caracteriza o verão brasileiro, moto conduzir motocicletas com a viseira abaixada é um comportamento seguro quando ela estiver em movimento. Se estiver parado em semáforos, postos de gasolina, entre outros, a viseira pode ser levantada para aliviar o calor.

Já em relação ao capacete, que é obrigatório para todos os motociclistas, o ideal é ficar atento as suas condições. Observe se ele não apresenta trincas ou escoriações; e caso ele tenha caído, não hesite em trocá-lo, pois a sua vida estará em risco. Não usar o equipamento é uma infração gravíssima, mas de nada adiantará usar um equipamento que não vai protegê-lo de verdade.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.