A segurança tem de ser preocupação primordial dos condutores de veículos. Entre eles, os motociclistas que, além de todos os cuidados comuns a todos os motoristas, devem se preocupar com as roupas que utilizam quando estão no tráfego e que devem os proteger.
Botas, luvas, jaquetas e calças grossas, por exemplo, não devem compor a vestimenta usada apenas no inverno, para proteger do frio. No verão elas também são indispensáveis.
Assim como elas, a viseira do capacete deve estar sempre abaixada para, mais que cumprir as determinações da lei, o motociclista estar de fato protegido. Viseira abaixada protege de eventuais riscos e pode reduzir as consequências de acidentes.
Para exemplificar a importância de manter abaixada a viseira, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lembra que, se um objeto ou inseto atingir o rosto de um motociclista que está trafegando a uma velocidade de 60km/h, as consequências podem ser seríssimas, não apenas para a face – uma vez que o objeto pode atingir os olhos – mas para o equilíbrio do motociclista, que pode perder o controle da moto e se machucar ainda mais, além de causar danos a outros condutores.
Mesmo em períodos de calor extremo, como o que caracteriza o verão brasileiro, moto conduzir motocicletas com a viseira abaixada é um comportamento seguro quando ela estiver em movimento. Se estiver parado em semáforos, postos de gasolina, entre outros, a viseira pode ser levantada para aliviar o calor.
Já em relação ao capacete, que é obrigatório para todos os motociclistas, o ideal é ficar atento as suas condições. Observe se ele não apresenta trincas ou escoriações; e caso ele tenha caído, não hesite em trocá-lo, pois a sua vida estará em risco. Não usar o equipamento é uma infração gravíssima, mas de nada adiantará usar um equipamento que não vai protegê-lo de verdade.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.