A manutenção preventiva de motocicletas é tema da Agenda Positiva do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) neste mês de julho. O cuidado com a motocicleta no que diz respeito à caixa de direção, freio, correias, pneus, entre outros, é, sem dúvida, fundamental.
Assim como a atenção com o veículo pode fazer a diferença entre enfrentar um acidente, ou não, estar atento aos equipamentos para sua própria segurança é dever de todo o motociclista. Usar e estar atento às condições do capacete, não negligenciar o uso de calças de tecido grosso, de jaquetas de segurança, faz parte do dia a dia do motociclista consciente.
Existe, porém, um segmento de motociclistas para o qual apenas essas observações são insuficientes: as motociclistas. Elas já representam 26% do público que detém carteira de habilitação específica para a condução de moto; ou seja, mais de 5 milhões de mulheres, segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) dirigem moto no Brasil.
Característica das mulheres, em grande parte, a vaidade pode parecer um componente que compromete a segurança. Salto alto, sandálias rasteiras, chinelinhos devem ser evitados porque não garantem segurança. Mesmo em dias quentes, a mulher motociclista deve se preocupar em calçar sapatos fechados, preferencialmente de cano alto, como botas. Assim estará com os tornozelos protegidos e, em eventual caso de queda, a dificuldade de o calçado sair do pé será maior. Usar calçados com solado de borracha é aconselhável porque ajuda o pé a não escorregar do pedal.
Mulher motociclista deve também atentar-se para os acessórios. Brincos, anéis e colares devem ser pequenos, caso contrário, podem contribuir para lesões ou desconforto. As luvas são fundamentais na proteção. Para evitar ferimentos no braço, as de punho longo são aconselháveis.
Assim como para os homens, a jaqueta com proteção nos ombros é fundamental para reduzir os impactos de um eventual acidente. A proteção contra linhas de pipa não podem ser desprezadas, assim como as calças de tecido grosso, principalmente se for pegar estrada.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.