Matérias

Mulheres motociclistas devem priorizar segurança, não a vaidade

Escrito por Portal ONSV

05 JUL 2016 - 12H59

Evitar o uso de salto alto ou de sandálias rasteiras ao dirigir e de brincos, anéis e colares grandes pode fazer a diferença

A manutenção preventiva de motocicletas é tema da Agenda Positiva do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) neste mês de julho.  O cuidado com a motocicleta no que diz respeito à caixa de direção, freio, correias, pneus, entre outros, é, sem dúvida, fundamental.

Assim como a atenção com o veículo pode fazer a diferença entre enfrentar um acidente, ou não, estar atento aos equipamentos para sua própria segurança é dever de todo o motociclista. Usar e estar atento às condições do capacete, não negligenciar o uso de calças de tecido grosso, de jaquetas de segurança, faz parte do dia a dia do motociclista consciente.

Existe, porém, um segmento de motociclistas para o qual apenas essas observações são insuficientes: as motociclistas. Elas já representam 26% do público que detém carteira de habilitação específica para a condução de moto; ou seja, mais de 5 milhões de mulheres, segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) dirigem moto no Brasil.

Característica das mulheres, em grande parte, a vaidade pode parecer um componente que compromete a segurança.  Salto alto, sandálias rasteiras, chinelinhos devem ser evitados porque não garantem segurança. Mesmo em dias quentes, a mulher motociclista deve se preocupar em calçar sapatos fechados, preferencialmente de cano alto, como botas. Assim estará com os tornozelos protegidos e, em eventual caso de queda, a dificuldade de o calçado sair do pé será maior. Usar calçados com solado de borracha é aconselhável porque ajuda o pé a não escorregar do pedal.

Mulher motociclista deve também atentar-se para os acessórios. Brincos, anéis e colares devem ser pequenos, caso contrário, podem contribuir para lesões ou desconforto. As luvas são fundamentais na proteção. Para evitar ferimentos no braço, as de punho longo são aconselháveis.

Assim como para os homens, a jaqueta com proteção nos ombros é fundamental para reduzir os impactos de um eventual acidente. A proteção contra linhas de pipa não podem ser desprezadas, assim como as calças de tecido grosso, principalmente se for pegar estrada.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.