Segundo levantamento da Polícia Militar Rodoviária, o número de multas de trânsito para condutores e passageiros que não utilizavam o cinto de segurança teve aumento na região de Campinas/SP. A reportagem do jornal da EPTV 2ª edição – emissora afiliada da Rede Globo em Campinas -, checou junto ao coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcius D’Ávila, as consequências dessa infração.
O levantamento da Polícia Rodoviária aponta que de janeiro a agosto de 2019, o número de multas por falta de cinto de segurança somente na região de Campinas foi de 1.863, durante o mesmo período deste ano, mesmo com menos veículos circulando devido à pandemia de covid-19, o número de infrações foi de 2.665, houve aumento de 43%.
Para o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO, Marcius D’Ávila, esse aumento é extremamente preocupante, uma vez que o cinto de segurança diminui o impacto e a gravidade do acidente.
Ainda conforme Marcius: “Não só uma pessoa morre a cada 15 minutos, mas dez ficam sequeladas permanentemente. Isso tem uma relação direta com a falta do cinto de segurança. E uma coisa importantíssima que é o uso do cinto de segurança no banco traseiro, as pessoas não têm o hábito. Hoje, 90% dos motoristas usam no banco dianteiro, mas minimamente, menos de 10% utilizam o cinto de segurança no banco traseiro”, explica.
Vale lembrar que deixar de utilizar o cinto de segurança é infração grave, com multa de R$ 195,00, e cinco pontos na carteira.
Assista à reportagem completa em:
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.