OBSERVATÓRIO | No trânsito há Black Friday todas as semanas
8108
post-template-default,single,single-post,postid-8108,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

No trânsito há Black Friday todas as semanas

No trânsito há Black Friday todas as semanas

Maior ocorrência de acidentes em dias úteis ocorre exatamente às sextas-feiras de acordo com estatísticas de indenização da Seguradora Líder-DPVAT.

Se para o comércio a Black Friday é dia de conceder descontos para vender mais e ampliar o faturamento, e para os consumidores é dia de compras a preços de liquidação, para o trânsito brasileiro pode-se dizer que todas as sextas-feiras (Friday) são black (negra) . O motivo? A sexta-feira é o dia útil da semana em que ocorrem mais acidentes nas vias e rodovias do país.

De acordo com estatísticas da Seguradora Líder-DPVAT, que leva em conta as indenizações motivadas por acidentes ocorridos de acordo com os dias da semana, 14,04% deles ocorrem nas sextas-feiras.

Nos finais de semana a maior incidência se dá, ainda de acordo com as estatísticas, aos domingos (18,97%) e aos sábados (17,78%). Os percentuais, esclarece a seguradora , se referem ao ano de 2014, “mas tendem a se repetir nos demais anos”.

Na avaliação do professor-doutor Jorge Tiago Bastos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e voluntário do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, “um dos fatores que pode levar a essa maior incidência de acidentes indenizados às sextas se comparadas aos dias úteis é o maior movimento no trânsito nesse dia da semana (maior exposição)”, explica.

Já em relação aos finais de semana, destaca o professor, os fatores que talvez possam explicar essa maior concentração seriam a ingestão de álcool/drogras e também o fato de condutores mais inexperientes utilizarem as vias.”

black-friday-onsv

Sem comentários

Escreva um comentário