Matérias

Novo currículo para condutores é apresentado a deputados, Detrans e CFCs

Escrito por Portal ONSV

26 OUT 2015 - 14H13

Estudo, elaborado pelo OBSERVATÓRIO, propõe novos conteúdos para curso teórico.

Representantes dos DETRANS (Departamentos de Trânsito) do Brasil, de Centros de Formação de Condutores (CFCs), membros do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e deputados, acompanharam a apresentação da proposta de novo currículo teórico para formação de condutores no Brasil, em Brasília, na quinta-feira passada, dia 22 de outubro. O estudo é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2013, após audiência pública solicitada e coordenada pelo Deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar pelo Transito Seguro, na qual o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) ficou responsável pela compilação de propostas e elaboração do texto final.

O estudo foi apresentado pela pedagoga e responsável pela área de Educação do OBSERVATÓRIO, Roberta Mantovani, e pelo responsável técnico da entidade, Paulo Guimarães.

A apresentação às entidades e parlamentares atendeu à solicitação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que organizou o evento, no Anexo IV da Câmara de Deputados.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, o estudo propõe uma reformulação dos conteúdos do cursos/aulas teóricas para os condutores na categoria B, e na forma em que eles são repassados e cobrados dos alunos no processo de aprendizagem para a condução de um veículo.

O estudo do OBSERVATÓRIO terá continuidade e prevê novas etapas como a construção de novos conteúdos teóricos para a formação de condutores na categoria A, propostas para o uso dos simuladores de direção, novos conteúdos para as aulas práticas (bem como novos protocolos), desenvolvimento de plano de aulas e revisão da  avaliação e exames práticos dos motoristas.

O evento foi coordenado pelo deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar e autor da Lei Seca e contou com o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND).

[gallery link="none" size="medium" ids="4332,4333,4334,4335,4337,4336"]

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.