OBSERVATÓRIO | Número de atropelamentos sobe 53% no primeiro semestre em Campinas
1959
post-template-default,single,single-post,postid-1959,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Número de atropelamentos sobe 53% no primeiro semestre em Campinas

Número de atropelamentos sobe 53% no primeiro semestre em Campinas


Número de atropelamentos sobe 53% no primeiro semestre em Campinas

Segundo o Datasus, oito pessoas faleceram no mesmo período do ano. Semana do Trânsito tem programação especial na cidade. Veja as datas.

O número de pedestres internados na rede pública em Campinas (SP) vítimas de atropelamentos subiu 53,65% no primeiro semestre de 2014, em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com dados do Datasus, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números saltaram de 41 para 63.

O número de mortes também teve alta, segundo a estatística. Foram seis nos primeiros seis meses de 2013 e oito no mesmo período deste ano, ou seja, 33% de aumento.

Outras Cidades
O número de acidentes também tiveram alta nas cidades de Piracicaba (SP), de 23 para 25 nos primeiros 180 dias, em Sumaré (SP), de 17 para 21. E em Ameriana (SP), de quatro para cinco. No total das quatro maiores cidades da região, foram 114 ocorrências, contra 85 no ano anterior. A alta foi de 34%. O número de mortes dodrou. Foram seis no primeiro semestre do ano passado, contra 12 no mesmo período de 2014.

Em Campinas, a Semana Municipal de Trânsito tem programação especial. Veja abaixo:

24/09 (quarta-feira)
8h às 12h
Conscientização de motoristas de veículos de carga no Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O Programa Transporte Consciente, iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), realiza periodicamente atividades de qualificação junto a esses profissionais. Será apresentada a peça “Vida em Trânsito”.

De 24 (quarta-feira) a 26/09 (sexta-feira)
Das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
Apresentação de teatro de fantoches em escolas municipais (Educação Infantil e Ensino Fundamental I), com o tema “Cidadania e Segurança no Trânsito”. Todos os estudantes ganharão uma história em quadrinhos para colorir em casa, material produzido em parceria com o programa de educação no trânsito da Bridgestone.

Serão visitadas a EE Campo Grande II (Campo Grande), Cemei Presidente Castelo Branco e Emei Recanto das Crianças (Vila Castelo Branco), Emef Dr. João Alves dos Santos (Boa Vista) e Emei Prefeito Rafael Andrade Duarte (Taquaral).

25/09 (quinta-feira)
9h às 16h
Análise gratuita de motocicletas no Largo do Rosário, em parceria com o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) . A vistoria será realizada por mecânicos, com emissão de laudo.

Enquanto a moto estiver passando pelo procedimento, educadores da Emdec e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) orientarão os motociclistas sobre regras de trânsito e atitudes seguras. Eles ganharão brindes e poderão concorrer a equipamentos de segurança.

Também serão distribuídas senhas a todos os motociclistas que participarem do moto check-up, para que façam posteriormente o curso à distância “Motociclista Atitude Positiva”, produzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Quem apresentar o certificado de conclusão à Emdec concorrerá a um capacete.

26/09 (sexta-feira)
18h30 às 21h30
A Câmara Municipal, por meio da Comissão de Mobilidade Urbana, em parceria com o Observatório de Trânsito, abrigará uma oficina com o tema “Mobilidade Urbana Sustentável”. O objetivo é formar novos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), qualificando a interlocução entre conselheiros, população e órgãos responsáveis.

Serão distribuídas senhas a todos os conselheiros que participarem da oficina, para que façam posteriormente o curso à distância “Pedestre Atitude Positiva”, produzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
27/09 (sábado)
9h às 13h
Instalação “Álcool e direção. Combinação fatal” no Largo do Rosário. Exposição de carros e motos envolvidos em acidentes de trânsito e simulação de atendimento do Samu para chamar a atenção de pedestres, motociclistas e motoristas sobre os índices de acidentes e seus principais fatores (excesso de velocidade, álcool, desatenção).

Fonte: G1

Sem comentários

Escreva um comentário