Matérias

Número de mortes no trânsito brasileiro mantém tendência de queda e diminui 7% em 2019

Escrito por Portal ONSV

27 OUT 2020 - 10H25

Tendência de queda anual é registrada desde 2015, e não deve ser afetada pelas alterações no Código de Trânsito Brasileiro

O País registra desde 2015, tendência de queda no número de mortes no trânsito e em 2019, registrou queda de 7%. Foram, 30.371 pessoas que perderam a vida no trânsito brasileiro em 2019, em comparação com 2018, foram 32.655 óbitos. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi ouvido pelo colunista do UOL, Diogo Schelp para comentar sobre os dados do Ministério da Saúde.

Os dados levantados são preliminares e podem sofrer variações quando ocorrer a divulgação dos números consolidados, mesmo assim, devem permanecer abaixo dos anos anteriores.

“Nos últimos anos, uma série de fatores influenciou na redução dos acidentes com mortes, o que inclui maior rigidez com condutores alcoolizados, exames toxicológicos, aumento nos valores das multas, renovação da frota com veículos dotados de dispositivos de segurança e até a desaceleração econômica do país”, diz Jorge Tiago Bastos, chefe do departamento de Transportes da (UFPR) Universidade Federal do Paraná e Observador Certificado do OBSERVATÓRIO.

Este ano, encerra-se a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), compromisso assumido pelo Brasil com as metas estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas), para a redução das mortes no trânsito pela metade. Em 2010, a projeção de mortes para 2020, era de 62.445, se nada fosse feito. Por esse critério, portanto, o Brasil cumprirá a meta de redução em 50% do número estimado. Contribuirá para isso a brusca redução nos acidentes viários que se tem verificado em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, que reduziu o fluxo de veículos, principalmente no primeiro semestre do ano.

Temia-se que as medidas defendidas pelo presidente da República pudessem gerar impacto negativo nas estatísticas, porém, outros fatores contribuíram para manter a tendência de queda nos óbitos do trânsito brasileiro.

"Ainda há melhorias a serem feitas no Código de Trânsito. Por enquanto, o que se conseguiu com essa reforma inclui avanços e algumas concessões, e não deve piorar as estatísticas de acidentes", diz Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO e ex-diretor de Educação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Leia a matéria completa em:

https://noticias.uol.com.br/colunas/diogo-schelp/2020/10/26/mortes-no-transito-caem-em-2019-e-novo-codigo-nao-deve-reverter-tendencia.htm

Foto: UOL/Shutterstock

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.