Com a chegada oficial da estação mais fria do ano (Inverno – 21/06 a 20/09), a incidência de neblina é bem maior em diversos trechos de rodovias de todo país. Para ajudar os motoristas a enfrentarem esse tipo de situação, o Observatório preparou uma série de recomendações para que todos evitem acidentes.
A neblina pode ocorrer em diversos locais e situações climáticas. Acontece por excesso de umidade no ar, numa geada, em pontos de variação de temperatura, como na subida de serras, nos vales e perto de lagos e rios. A neblina pode se apresentar de várias formas:
t
t
t
t
Os meses entre maio e julho apresentam os índices mais altos de neblina, sobretudo nas regiões sul e sudeste do país. Importante obter informações sobre as condições de tempo e temperatura antes de viajar, evitando surpresas ao longo do trajeto. Vales e topos de serras são os lugares de neblina mais frequente. A madrugada e o período entre o entardecer e início da noite são os momentos de maior incidência. Qualquer neblina no período noturno torna a viagem potencialmente mais perigosa devido à dificuldade de se definir sua intensidade, extensão e variação.
Algumas dicas:
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
O Observatório alerta ainda que durante a noite e com chuva todas essas recomendações devem receber atenção especial do motorista. E lembrem-se: todos nós podemos e devemos fazer mais por um trânsito mais seguro.
Para saber mais sobre o uso do farol de neblina, principalmente nessa época do ano, ouça o boletim de segurança no trânsito aqui. Saiba mais sobre como dirigir com segurança emwww.onsv.org.br. Curta e acompanhe o Observatório no Facebook.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.