As crianças já estão em férias. E as pipas já podem ser vistas no ar em várias cidades brasileiras. Brincadeira que diverte crianças há muito, elas representam, porém, sério risco a motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres. Não exatamente as pipas, mas o uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) na linha de empinar pode ser responsável por graves acidentes e também por danos e até o desligamento de redes elétricas.
Passado na linha para cortar outras pipas, o cerol de transforma em verdadeira guilhotina, capaz de tirar a vida de pessoas em fração de segundos. Embora existam em São Paulo as leis 10017/98 e a 12192/2006 proibindo a venda e o uso do cerol, o fato é que ele costuma estar presente nas linhas de pipas. Por conta disso, pedestres, ciclistas e motociclistas devem redobrar a atenção neste período já que, esticada, a linha da pipa, muitas vezes, fica invisível.
Equipar a motocicleta com antenas chamadas corta linha de pipas já é obrigatório para motociclistas que trabalham com fretamento ou transporte de pessoas, conforme a Resolução 356, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Mas mesmo ao motociclista não se enquadra nestas duas categorias, e usa seu veículo para lazer ou para ir ao trabalho, é aconselhável equipar sua moto com essas antenas para proteger sua própria vida.
O cuidado de condutores de veículos, sejam eles ônibus, caminhão, automóveis, motos ou mesmo bicicletas, devem estar atentos também a outro quesito, que chega junto com as férias escolares: o aumento do número de crianças nas ruas. Este é o período do ano em que elas, em muitos bairros, costumam brincar livres pelas ruas. A atenção, então, deve também ser redobrada para que sejam evitados acidentes muitas vezes de graves consequências.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.