Matérias

Observatório antecipa o campeão da Copa América

Escrito por Portal ONSV

15 JUN 2015 - 14H46

Pesquisadores alertam para a diferença dos índices entre os países participantes

O Brasil se mobiliza, mais uma vez para mais uma competição de futebol. A disputa esse ano será pelo título de campeão das Américas e quem sabe, minimizar o vexame da Copa do Mundo de 2014. Jogadores brasileiros que atuam no futebol europeu voltam a vestir a camisa amarela e carregam a esperança dos torcedores brasileiros em mais um título.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), uma entidade que atua na área de segurança viária e veicular, preocupada em chamar a atenção de todos para o alto índice de mortes no trânsito, tirou os 12 países participantes da Copa América 2015 do campo e trouxe para as ruas, antecipando o resultado da competição, antes mesmo da maioria das seleções entrarem em campo.

A tabela apresentada mostra os países participantes da Copa América de 2015, que já começou no Chile, ordenados de acordo com a taxa de mortes no trânsito para cada 10 mil veículos – um indicador usual para comparações internacionais de dados de segurança viária. Obviamente, ao contrário do número de gols, quanto menor esta taxa, mais favorável é a situação da segurança viária de um país – neste caso, menos é mais!

O contraste entre os países participantes em termos de segurança viária é evidente, sendo que o primeiro colocado, a Argentina, apresenta uma taxa de 3,60 mortes para cada 10 mil veículos. O último colocado, o Equador, apresenta uma taxa de 39,86 mortes para cada 10 mil veículos – taxa mais de 10 vezes maior que a vizinha Argentina.

O Brasil ocupa uma posição mediana no continente, sendo classificado em sexto lugar, com uma taxa de 6,77 mortes para cada 10 mil veículos – valor superior ao de países como Jamaica, Chile, Uruguai, México e, é claro, da própria Argentina.

As informações foram retiradas do último relatório mundial sobre a situação da segurança viária (Road Safety Global Status Report, 2013), publicado em 2013 pela Organização Mundial da Saúde – OMS. A instituição, com o objetivo de padronizar as informações dos diferentes países, já avaliou a confiabilidade dos dados fornecidos por cada país e, para aqueles que considerou duvidosos, elaborou modelo para correção das informações. A fonte é, portanto, ideal para a realização de comparações internacionais no âmbito da segurança viária.

Segue o link da fonte: http://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2013/en/

Acompanhe na nossa tabela, como ficaram as disputas na segurança viária jogo a jogo, até a final:

"copa

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.