A direção do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV se reuniu nos últimos dias com candidatos à Prefeitura de Indaiatuba para discutir questões relacionadas à mobilidade urbana e segurança viária no município. Todos os candidatos foram convidados pelo OBSERVATÓRIO por meio de ofício entregue nos comitês de cada coligação em meados deste mês.
O objetivo do encontro foi de que os pleiteantes ao Executivo da cidade assumissem o compromisso de que, se eleito, irá adotar as medidas indicadas pelo OBSERVATÓRIO, cuja equipe técnica percorreu vários pontos da cidade para levantamento das correções ou melhorias que podem ser adotadas visando à garantia de condições de mobilidade mais seguras aos moradores de Indaiatuba, independentemente do modal que utilizam (ver medidas abaixo).
As reuniões foram realizadas com os candidatos Bruno Ganem, Nilson Gaspar, Emanoel Santos e Rinaldo Wolf. Todos avaliaram pertinentes as sugestões do OBSERVATÓRIO e se comprometeram a estudar a implantação, uma vez que tratam-se de propostas que visam a prevenção de acidentes e podem, de fato, proporcionar melhorias na mobilidade no município.
Avaliaram, ainda, que a visão técnica do OBSERVATÓRIO contribui significativamente para futuros projetos e adequações no sistema viário da cidade, possibilitando ganhos em relação à segurança em todos os modais de transporte.
Propostas apresentadas pelo ONSV:
Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
OBSERVATÓRIO disponibiliza painel com dados da PRF
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária passa a disponibilizar em seu portal um painel com os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) relacionados aos sinistros de trânsito ocorridos em rodovias federais. Os dados são compilados a partir do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) desde o início da série histórica, em 2007.
Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil é tema de webinar promovido pelo OBSERVATÓRIO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
Boleto
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