OBSERVATÓRIO | OBSERVATÓRIO discute nova formação de condutores com Detrans
7448
post-template-default,single,single-post,postid-7448,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

OBSERVATÓRIO discute nova formação de condutores com Detrans

OBSERVATÓRIO discute nova formação de condutores com Detrans

Reunião estabeleceu novas etapas para avanço de propostas e análises de novo currículo, formação de instrutores e avaliação dos centros de formação como instituições de ensino

A fundamentação teórica e a nova proposta curricular para a formação de condutores de veículos, desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, foram discutidas nesta terça-feira, 4 de outubro, em reunião com  representantes da AND (Associação Nacional dos Detrans), na sede do ONSV, em Indaituba. Estiveram presentes representantes do Detrans de Pernambuco, do Paraná, do Espírito Santo e do Pará.

No encontro, segundo Roberta Mantovani, especialista do ONSV em Educação no Trânsito, foram estabelecidas novas etapas para o avanço das propostas e análises voltadas ao novo currículo, à formação dos instrutores e à avaliação dos centros de formação de condutores.

A discussão, destaca Roberta, envolveu também o estudo feito a partir de 2013  relativo à atual formação dos condutores de veículos e definiu como será a atuação em relação a este assunto. A primeira delas será a apresentação do novo currículo para a formação de condutores, considerando a revisão, a adequação para as etapas da formação (teórica, prática e pré-prática).

Um novo encontro, em data ainda a ser definida, segundo Roberta, ficou acertado para  tratar das questões decorrentes da revisão, como o exame prático, a formação dos instrutores e a avaliação dos centros de formação de condutores organizados como instituições de ensino.

A reunião, segundo avaliou Charles Ribeiro, diretor-presidente do Detran de Pernambuco, foi extremamente produtiva pois reuniu diversos estados. Em sua opinião, a discussão é relevante, já que trata da formação dos condutores de amanhã a partir de um alicerçamento que pode mudar o pensamento em relação às responsabilidades ao dirigir.

Como ele, Romeu Scheibe, diretor-geral do Detran do Espírito Santo, avalia que a discussão do tema é de elevada relevância por expor problemas e dificuldades. A interação entre os diversos estados proporcionada na reunião também foi destacada pelos representantes dos Detrans. Participaram também do encontro no ONSV, José Eduardo Souza, Coordenador de Habilitação do Detran do Espírito Santo, Luís Otávio Miranda, assessor de Diretoria do Detran do Pará e Juçara Kuster Ribeiro, coordenadora de Educação para o Trânsito, do Detran do Paraná.

 

014 010 008 006 005 004 003 002

Sem comentários

Escreva um comentário