Matérias

OBSERVATÓRIO e UFPR avaliam as informações disponibilizadas pelos Detrans

Escrito por Portal ONSV

08 ABR 2020 - 10H35

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária publica mais um estudo em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), dessa vez sobre as informações disponibilizadas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) nos portais e sites de cada órgão do país. Esse trabalho vem ao encontro da missão do OBSERVATÓRIO de “desenvolver e compartilhar conhecimentos técnicos, por meio de estudos e pesquisas a fim de contribuir com a construção de um trânsito mais seguro no Brasil”.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define o que cada Detran realiza em muitas áreas como: habilitação de condutores, veículos, fiscalização de trânsito, estatísticas e educação para o trânsito, entre outros. O estudo analisou as informações públicas e acessíveis sobre sete quesitos: Frota de veículos; Condutores habilitados; CFC; Infrações; Educação para o trânsito; Acidentes de trânsito e, por último, Atendimento ao público.

Foram estabelecidos níveis de desempenho e uma pontuação para cada critério: “MELHOR PRÁTICA” – nota 3, “PRÁTICA INTERMEDIÁRIA” – nota 2; ou “PRÁTICA INICIAL” – nota 1. Portais que não apresentaram o dado pesquisado nas consultas preliminares receberam a nota 0.

Depois de todas as análises, a região Sul obteve a melhor média entre os 27 Detrans do país: o Paraná e o Rio Grande do Sul, obtiveram a média 7,7 nos quesitos analisados disponibilizando as informações de forma clara, concisa e também o maior número de dados. São Paulo e Sergipe ficaram logo em seguida, com a média 7,6 empatados.

Já os Detrans que receberam as menores médias, pois oferecem pouca informação nos portais são: Amazonas com a média 2,4; Acre com 2,2 e a Bahia foi classificada com a média 0,5.

O Brasil tem poucas informações a respeito do trânsito. É dever dos Detrans prover dados estatísticos sobre acidentes e os motivos pelos quais acontecem. A intenção do OBSERVATÓRIO com esse estudo foi identificar quais as melhores práticas e como os Detrans podem melhorar seus portais. “Uma das intenções também foi verificar quais informações os Detrans disponibilizam e que podem ser úteis para a gestão da segurança viária no país”, afirma Tiago Bastos, professor da UFPR e coordenador da pesquisa.

Para Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO, que acompanhou de perto o estudo, “muito mais importante do que termos um ranking de melhores e piores portais, é termos identificado por meio de uma metodologia científica as boas práticas de muitos Detrans e estarmos indicando para todos os demais que é possível informar a sociedade e, com isso, promover segurança viária”.

Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a motivação deste estudo se deu mediante a demanda da imprensa, solicitando informações de ações realizadas pelos Governos, incluindo os Detrans. “Nossa intenção foi pesquisar esse universo de informações e, com ele em mãos, poder ajudar não só a sociedade a conhecer o trabalho executado pelos Detrans, mas principalmente divulgar as boas iniciativas e, quem sabe, unificá-las país afora”, conclui.

Abaixo a classificação de cada estado e também o estudo completo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery type="image_grid" images="24284,24328,24286,24287,24288,24289,24290,24291,24292,24293,24294,24295,24296,24297,24298,24299,24300,24301,24302,24310,24303,24304,24305,24306,24307,24308,24309" img_size="full" column_number="4" grayscale="no" images_space="gallery_without_space"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][button target="_self" hover_type="default" text_align="center" text="ACESSE O ESTUDO AQUI!" link="https://www.flipsnack.com/observatorio/relat-rio-onsv-avalia-o-detrans.html"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.