A segurança viária, a importância da direção responsável baseada em práticas seguras de condução, e a adoção de comportamentos mais gentis por parte dos motoristas dos diversos modais em benefício de um trânsito mais humano e seguro e da redução do elevado número de mortos e feridos graves nas vias e rodovias brasileiras foram abordados por Daniela Gurgel, Gestora de Comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, em palestras proferidas na Goodyear.
Os encontros integram as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que teve como tema “Eu sou + um por um trânsito + seguro”, programadas pela empresa tanto em sua fábrica no município de Americana, quanto no escritório, na capital do estado de São Paulo.
Durante as palestra, Daniela, apresentou dados relativos ao elevado número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito no país, destacando também o significativo número de pessoas que, após acidentes acabam por contrair sequelas irreversíveis. Tudo isso, lembrou a gestora, além de custo emocional para as famílias, gera custo financeiro, que em 2014, por exemplo, foi da ordem de R$ 56 bilhões. Lembrou ainda que cerca de 60% dos leitos no país disponibilizados a traumatizados são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.
O trânsito mais seguro e mais humano, disse Daniela, depende também de pequenas, mas significativas, mudanças de comportamento tanto de condutores de veículos quanto de pedestres. Ser gentil, desculpar-se por eventuais falhas, respeitar a faixa de pedestre, são atitudes que podem fazer a diferença. E, além delas, o cumprimento das regras de trânsito, o utilizar as setas para sinalizar manobras, os faróis para comunicar-se com pedestres e outros condutores, o não abuso na utilização da buzina contribuem para que cada um possa ‘ser a diferença no trânsito”.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.