O Observatório Nacional de Segurança Viária firmou nesse mês uma parceria com a Fundação Pons da Espanha com o intuito de realizar intercâmbio de pesquisas, estudos e legislações entre o Brasil e Espanha em prol da redução de acidentes de trânsito em ambos países.
Para o diretor-presidente do Observatório José Aurélio Ramalho, a parceria vem de encontro com os eixos de atuação do Observatório que são Estudos e Pesquisas, Dados e Informações, Educação e Adovacy. “Nós precisamos conhecer as boas práticas internacionais, analisá-las e implementá-las ou adaptá-las para o Brasil. Somos o 3º país que mais mata no trânsito. A Espanha mudou essa realidade em dez anos. Isso mostra que as ações realizadas lá deram certo. Essa parceria vai contribuir muito com o avanço das pesquisas desenvolvidas atualmente pelo Observatório”, explica Ramalho.
Em recente visita ao Brasil, o especialista em trânsito Ramón Ledesma Muñiz, membro do Conselho de Assessores da Fundação Pons e ex-diretor geral adjunto do Departamento de Trânsito da Espanha (2004 e 2012), ressaltou a importância da criação do Observatório Nacional de Segurança Viária daquele país para a redução no índice de mortes no trânsito.
Presente no IV Fórum Abraciclo - Mobilidade e Segurança em Duas Rodas, realizado em São Paulo no último mês de maio, Muñiz lembrou que ações conjuntas como aumento na fiscalização e comunicação de massa foram responsáveis pela construção de uma cultura de segurança viária no país ao longo da última década.
A apresentação do conselheiro mostra que o trabalho desenvolvido pelo Observatório no Brasil está na direção certa. Os objetivos propostos para a criação da OSCIP (Organização Social Civil da Iniciativa Privada), baseados nos pilares da ONU para a redução de acidentes, são as principais estratégias desenvolvidas em outros países que hoje comemoram a queda no índice de mortalidade no trânsito.
Clique aqui para saber mais da apresentação do conselheiro espanhol.
Fundação Pons: Com sede na cidade de Madri é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é desenvolver atividades sociais de interesse para a prosperidade e qualidade de vida das pessoas. A Fundação foi criada em 2005 para canalizar as preocupações sociais de um modo geral.
A atividade da Fundação é baseada em educação em valores relativos a: sensibilização, educação e pesquisa em segurança viária, defesa e desenvolvimento da propriedade intelectual, promovendo o uso responsável das novas tecnologias, cuidado ambiental e melhoria do ambiente de aconselhamento e gestão administrativa.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.