OBSERVATÓRIO | Observatório Firma Acordo com Entidade Internacional para Pesquisas
875
post-template-default,single,single-post,postid-875,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Observatório Firma Acordo com Entidade Internacional para Pesquisas

Observatório Firma Acordo com Entidade Internacional para Pesquisas


Observatório Firma Acordo com Entidade Internacional para Pesquisas

O Observatório Nacional de Segurança Viária firmou nesse mês uma parceria com a Fundação Pons da Espanha com o intuito de realizar intercâmbio de pesquisas, estudos e legislações entre o Brasil e Espanha em prol da redução de acidentes de trânsito em ambos países.

Para o diretor-presidente do Observatório José Aurélio Ramalho, a parceria vem de encontro com os eixos de atuação do Observatório que são Estudos e Pesquisas, Dados e Informações, Educação e Adovacy. “Nós precisamos conhecer as boas práticas internacionais, analisá-las e implementá-las ou adaptá-las para o Brasil. Somos o 3º país que mais mata no trânsito. A Espanha mudou essa realidade em dez anos. Isso mostra que as ações realizadas lá deram certo. Essa parceria vai contribuir muito com o avanço das pesquisas desenvolvidas atualmente pelo Observatório”, explica Ramalho.

Em recente visita ao Brasil, o especialista em trânsito Ramón Ledesma Muñiz, membro do Conselho de Assessores da Fundação Pons e ex-diretor geral adjunto do Departamento de Trânsito da Espanha (2004 e 2012), ressaltou a importância da criação do Observatório Nacional de Segurança Viária daquele país para a redução no índice de mortes no trânsito.

Presente no IV Fórum Abraciclo – Mobilidade e Segurança em Duas Rodas, realizado em São Paulo no último mês de maio, Muñiz lembrou que ações conjuntas como aumento na fiscalização e comunicação de massa foram responsáveis pela construção de uma cultura de segurança viária no país ao longo da última década.

A apresentação do conselheiro mostra que o trabalho desenvolvido pelo Observatório no Brasil está na direção certa. Os objetivos propostos para a criação da OSCIP (Organização Social Civil da Iniciativa Privada), baseados nos pilares da ONU para a redução de acidentes, são as principais estratégias desenvolvidas em outros países que hoje comemoram a queda no índice de mortalidade no trânsito.

Clique aqui para saber mais da apresentação do conselheiro espanhol.

http://www.abraciclo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=981&catid=59&Itemid=90

Fundação Pons: Com sede na cidade de Madri é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é desenvolver atividades sociais de interesse para a prosperidade e qualidade de vida das pessoas. A Fundação foi criada em 2005 para canalizar as preocupações sociais de um modo geral.

A atividade da Fundação é baseada em educação em valores relativos a: sensibilização, educação e pesquisa em segurança viária, defesa e desenvolvimento da propriedade intelectual, promovendo o uso responsável das novas tecnologias, cuidado ambiental e melhoria do ambiente de aconselhamento e gestão administrativa.

Sem comentários

Escreva um comentário