Matérias

Observatório formaliza Cooperação Técnica com Detran-Paraná

Escrito por Portal ONSV

05 AGO 2015 - 14H43

Medida deverá ampliar a integração entre as entidades e intensificar os projetos em comum, em prol da segurança viária 

Um passo importante foi dado, no mês de julho, com a assinatura de um Termo de Cooperação Mútua entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e o DETRAN-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná), para ampliar o relacionamento e troca de informações técnicas e especializadas das duas entidades, com a proposta de subsidiar ações para prevenção e redução de acidentes.

O OBSERVATÓRIO e o DETRAN-Paraná já tinham um histórico de aproximação e atividades em comum. As duas entidades atuaram de forma conjunta em ações educativas de trânsito como no Maio Amarelo, por exemplo; o Departamento de Trânsito também já usa materiais do OBSERVATÓRIO na formação de condutores, naquele Estado, como os vídeos do Programa Observar. Mas a formalização desse “convênio” entre as entidades permitirá que, por um lado o OBSERVATÓRIO possa disponibilizar pesquisas e estudos ao DETRAN-Paraná, que a entidade dissemine seu material educativo (audiovisual) nos canais de comunicação daquela entidade; e capacite equipes do Departamento, por meio de cursos e palestras de seu corpo técnico.

E a troca de intercâmbio não para aí. As duas entidades poderão também formar grupo de trabalho para discussões técnicas e outras atividades, difundir e compartilhar metodologias, fornecer dados, entre outros.

O diretor-geral do DETRAN-Paraná, Marcos Traad, afirma que a entidade considera fundamental a parceria entre os diversos órgãos, públicos ou privados, em ações contundentes na redução de acidentes e mortes no trânsito. “Ações isoladas e individuais de cada órgão se mostram insignificantes e pouco perceptíveis para a população, mas a prática demonstra que a integração dos órgãos em ações educativas e preventivas de trânsito, como a ocorrida no último Maio Amarelo, repercutem positivamente na sociedade e incentivam a participação e adesão de entidades do meio acadêmico, da saúde, entidades representativas do comércio e da indústria, dentre outros, para contribuir nas mudanças que se pretende na área de trânsito.”

O DETRAN-Paraná tem em sua estrutura 101 CIRETRANS (Circunscrições de Trânsito) e 230 postos de atendimento.

Para Mauro Gil, representante regional do OBSERVATÓRIO no Paraná, a formalização da cooperação deve trazer novas conquistas no relacionamento entre as entidades. “Acreditamos que avançaremos de forma mais estruturada, ampliando as oportunidades e gerando ações pontuais, que possam demonstrar a todos os participantes do trânsito, sejam eles pedestres, motociclistas e motoristas, a responsabilidade que todos têm, sempre buscando de forma efetiva uma mudança de comportamento para uma melhor convivência no nosso trânsito e mobilidade.”

Primeiros passos

Mauro Gil lembra que a parceria está sendo desenvolvida há cerca de um ano. “As ações já realizadas vão desde palestras na Escola Pública de Trânsito do Paraná até a disponibilização dos vídeos do Programa Observar que hoje são utilizados nas aulas de reciclagem para os motoristas. Com o Termo de Cooperação, vamos atuar conjuntamente com entidades públicas ou privadas, para que, em parceria, possam se engajar em nossa luta ou na criação e desenvolvimento de ações voltadas para as crianças, jovens e idosos.

Ressaltou também que a cooperação entre as entidades representa a união de esforços na busca da redução de acidentes no trânsito do Estado. “É muito importante pelo reconhecimento do DETRAN-Paraná na capacidade e na competência do OBSERVATÓRIO em desenvolver produtos e/ou ações que, de forma concreta, procurem reduzir o percentual de mortos e sequelados em nosso trânsito.”

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.