OBSERVATÓRIO | OBSERVATÓRIO ministra Seminário de Segurança Viária em Juiz de Fora
23402
post-template-default,single,single-post,postid-23402,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,hide_inital_sticky,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

OBSERVATÓRIO ministra Seminário de Segurança Viária em Juiz de Fora

OBSERVATÓRIO ministra Seminário de Segurança Viária em Juiz de Fora

O seminário “Segurança Viária: Integração dos Órgãos Gestores”, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, aconteceu no dia 21 de novembro, no auditório do SEST/SENAT em Juiz de Fora (MG), contando com a presença do público e de autoridades da região.

O OBSERVATÓRIO foi representado pelos observadores certificados: Maurício Pontello, Rafael Sousa, Ronaro Ferreira e Sérgio Carvalho que abordaram os dados alarmantes do trânsito no Brasil, em Minas Gerais e especificamente, na região da Zona da Mata.

O Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA) de Juiz de Fora/MG, iniciou os estudos para implantação de um Comitê regional na Zona da Mata para a efetivação da integração dos órgãos gestores para redução dos acidentes e viabilização da implantação de cooperações mútuas para melhorias do trânsito.

São alguns objetivos do Comitê: Proposta para integração dos órgãos gestores; elaboração de projetos padronizados; apoio de especialistas em trânsito; cursos de capacitação técnicas e eventos; desenvolvimento de ações educativas; agilização e cooperação nos atos públicos; agilização de previsões legais para a segurança viária; articulação com a mídia. O projeto deverá envolver com gestor o Conselho Municipal de Segurança e Educação de Trânsito (COMSET) de Juiz Fora/MG.

72 Comentários
  • Renata Furtado Vianna Sampaio
    Postado às 11:17h, 29 novembro Responder

    Temos muito orgulho de ter sediado esse evento tão importante é necessário para nossa região. Muito obrigada, Observatório e todos os presentes.

  • Juan Ramón Soto Franco
    Postado às 15:30h, 04 fevereiro Responder

    A credibilidade de uma entidade como o ONSV e seus diletos representantes, garantem o sucesso de eventos, encontros, seminários ou congressos na área de trânsito como o da matéria. Parabéns ao ONSV e aos entes públicos municipais que se preocupam com a capacitação dos seus servidores e munícipes.

  • Claudio kalleder
    Postado às 19:12h, 10 fevereiro Responder

    A cooperação mútua entre governos e sociedade civil proporciona uma maior compreensão das necessidades específicas de uma determinada região. Através de estudos localizados, apresentar propostas que visam atender à necessidades específicas colocando á disposição da população ferramentas para conscientização e mudança de comportamentos.

    Excelente iniciativa, ainda podendo colaborar com órgãos de educação (SEST/SENAT) na elaboração de conteúdos e grades curriculares visando formações específicas. É o ONSV cumprindo o seu objetivo social.

  • Luciane Ribeiro dos Santos de Moura
    Postado às 10:01h, 12 fevereiro Responder

    Excelente ver colegas empenhados na mesma causa e levando o tema trânsito para assuntos regionais e ainda com propostas de melhoria.

  • JOSE ALFREDO BRANDAO E SOUSA
    Postado às 12:06h, 12 fevereiro Responder

    Integração de órgãos gestores, alinhados com o mesmo objetivo, trocando dados, experiências e discutindo conjuntamente os problemas em busca de soluções. Todos municípios possuem secretarias, de ensino, assistência social, obras, saúde, transporte, dentre outras. Reparem, quando se fala de trânsito, não há como separar estas secretarias, pois o trânsito envolve todos os setores, por isso a necessidade de alinhamento entre as mesmas, criando protocolos, estratégias comuns e ajuda mútua. Parabéns caros palestrantes. É a sociedade civil interagindo com a coisa pública!

  • LEANDRO CUNHA DA SILVA
    Postado às 12:54h, 12 fevereiro Responder

    Este seminário trouxe a tona a realidade do trânsito, a partir dos estudos apresentados pelos observadores, trazendo para os órgãos gestores um “norte” a seguir, na meta de construir um trânsito mais seguro com apoio do ONSV.

  • washington felippe pereira
    Postado às 17:02h, 12 fevereiro Responder

    O estado de Minas Gerais tem apresentado índices preocupantes de acidentalidade e mortalidade no trânsito. Muita coisa precisa ser feita e medidas importantes como esta ganham valor e demonstram que há oportunidades para se fazer algo mais e tentar minimizar de forma bastante significativa o número de mortos e feridos. Todo trabalho prevencionista agrega valor na busca por uma cultura que possa incutir na sociedade o interesse pela reflexão em algumas atitudes, principalmente quando o assunto diz respeito ao trânsito.

  • Amilton Reis dos Santos
    Postado às 12:56h, 13 fevereiro Responder

    O desagradável com nossa vontade de estar em todos os lugares é que é humanamente impossível…..Mais um programa de sucesso doo ONSV.

  • Carlos Henrique Ferreira de Mello
    Postado às 12:06h, 14 fevereiro Responder

    “Toda a força será fraca se não for unida”, já dizia Jean de La Fontaine desde o século XVII. Importante essa integração entre os órgãos gestores para redução dos acidentes e viabilização da implantação de cooperações mútuas para melhorias do trânsito em Minas Gerais, um dos Estados que apresentam o maior índice de acidentes no Brasil. A programação prevista e descrita no artigo certamente atendeu os objetivos propostos pela coordenação do evento e, certamente, obterá o êxito desejado.

  • MARCELO WILIANS NEMESIO
    Postado às 06:22h, 15 fevereiro Responder

    Seminários como este deveriam esta acontecendo periodicamente em vários estados brasileiros, sabemos a importância da participação de gestores e autoridades da área de transito em eventos como este, justamente para a conscientização e a busca de um transito mais tranquilo e saudável para todos.

  • Sidnei Araujo
    Postado às 10:21h, 17 fevereiro Responder

    Parabéns Observatório pelo seminário “Segurança Viária: Integração dos Órgãos Gestores”, agradecimento aos palestrantes Maurício, Rafael, Ronaro e Sergio, ainda mais contando com a presença de autoridades da região, pois conscientizar e convencer os gestores públicos é uma tarefa complicadíssima.
    Aguardamos colher bons resultados com este evento, pois a segurança viária é bem vinda a todos nós.
    Abraços.

  • FABIO MOUTINHO TURMA 3 Obsv. Certif.
    Postado às 18:03h, 17 fevereiro Responder

    Excelente. Esse tipo de iniciativa realmente nos motiva a continuar trabalhando pela causa. Aqui em Taubaté estamos em processo de formação do Cômite Municipal de Segurança Viária, após a edição do Decreto Municipal nº 14.636, de 23 de dezembro de 2019, 15 membros representando secretarias municipais e órgãos gestores ligados ao trânsito irão integrar ações com os seguintes objetivos: promover alinhamento e sinergia entre seus órgãos a fim de promover ações de fiscalização, educação e engenharia de tráfego com vistas a redução dos indices de ocorrências de trânsito, após análise de dados disgnósticos e ações pontuais e globais para melhoria das condições de trânsito e mobilidade em nosso município, fomentando a participação da sociedade civil.. A primeira reunião ordinária deverá ocorrer no mês de março/2020.

  • Valter Ferreira da silva
    Postado às 16:50h, 18 fevereiro Responder

    Seminários com este proposito, só pode render bons frutos, no entanto, estando integrados todos os órgãos envolvidos citados na matéria cada um fazendo sua parte para que a engrenagem possa funcionar a contento, quando a população adere o que foi proposto o resultado é fantástico em prol de vida, por eta razão, externo meus parabéns ao Observatório e todos os colegas que estiveram a frente deste trabalho, certo que em breve saberemos de belos resultados estatísticos da boa semente plantada na Região Zona da Mata.

  • Antônio Peixoto de Melo
    Postado às 06:37h, 20 fevereiro Responder

    Meus parabéns a todos os Observadores Certificados!
    Parabéns ao ONSV!
    Quem tem compromisso com um trânsito melhor contribui para disseminar o conhecimento e busca estratégias para superar os desafios oriundos da Segurança Viária.

  • Elmir Jorge Schneider
    Postado às 20:09h, 24 fevereiro Responder

    É sempre muito importante se envolver com atividade que fazem refletir sobre nossas atitudes no trânsito. E eventos como estes de Juiz de Fora, são um exemplo disso, quando se chama para integrar as ações a comunidade e o poder público. Muitas vezes não se tem um resultado imediato das nossas ações, mas certamente se estará plantando uma semente ao atingir o pensamento de cada participante, pois na medida que as coisas vão acontecendo no trânsito as pessoas vão se lembrar das mensagens repassadas nas palestras.

  • JOSE EDIVO PEIXOTO FILHO
    Postado às 16:23h, 25 fevereiro Responder

    O envolvimento dos órgãos públicos deve ser estimulado. O observatório com sua vasta experiência e conhecimento técnico tem o papel fundamental de forma a referenciar os entes públicos e incentiva-los a construir uma política de trânsito efetiva.
    Parabéns aos idealizadores do seminário.

  • Bruna de Oliveira Seiboth
    Postado às 13:32h, 26 fevereiro Responder

    Acredito que é de suma importância levar conteúdo relativo a um trânsito seguro para toda a população. Nesta questão entra a importância de ter Observadores Certificados em todas as regiões do país, pois assim se consegue alcançar uma grande parcela da população e estimular o interesse de preservar vidas. Quanto mais pessoas engajadas a causa, mais fácil se torna de levar o conhecimento a todos.

  • ANTONIO CARLOS GOMES
    Postado às 13:45h, 26 fevereiro Responder

    É MUITO IMPORTANTE TER UMA ENTIDADE COMO ONSV COMO PALESTRANTE SOBRE QUALQUER TEMA DE TRANSITO POIS A CREDIBILIDADE DO ONSV E DE SUA EQUIPE DE OBSERVADORES E DIRETORES É CEM SOMBRA DE DUVIDAS INDISCUTIVEL..

  • Mauro Silva - Recife/PE
    Postado às 01:21h, 01 março Responder

    Por isso, um dos pontos principais de compreender a importância do seminário na vida de um instrutor certificado ao meu ponto de vista é que ele permite que se mantenha sempre atualizado. Isso é relevante em qualquer área porque permite ouvir ideias de pessoas que são especialistas no assunto e que já se têm uma bagagem compartilhando e disseminando conhecimento.

  • Priscila Sauthier
    Postado às 23:11h, 01 março Responder

    Um Comitê Regional na Zona da Mata beneficiará as ações realizadas localmente, pois permitirá que os municípios compartilhem ideias, projetos e conhecimento. Se trata de medida capaz de aperfeiçoar e desenvolver políticas públicas mais eficazes no combate aos acidentes de trânsito. Iniciativa valorosa.

  • HELIO DIAS DE SOUZA
    Postado às 00:18h, 02 março Responder

    Parabéns mais uma vez ao ONSV, representado por seus Observadores Certificados, porque essa é a forma mais eficaz de se firmar a presença e seus ótimos resultados, quando plantamos uma semente e envolvemos as Autoridades locais para que haja acontinuidade que tanto almejamos e que é uma de nossas metas.

  • Antonio Fernandes Marques Masculino Teresinha Prus da Silva
    Postado às 18:07h, 02 março Responder

    A realização de fóruns e seminários onde se unem instituições que tem vinculação direta com a segurança viária é o caminho para integrarmos as entidades e fortalecermos as ações educativas conjuntas. Espero que esse exemplo sirva para os demais estados e municípios e quiça haja um evento desses em breve aqui em porto alegre!!!Parabéns aos organizadores.!

  • Diego da Silva Marques
    Postado às 18:12h, 02 março Responder

    A realização de fóruns e seminários onde se unem instituições que tem vinculação direta com a segurança viária é o caminho para integrarmos as entidades e fortalecermos as ações educativas conjuntas. Espero que esse exemplo sirva para os demais estados e municípios e quiça haja um evento desses em breve aqui em porto alegre!!!Parabéns aos organizadores.!

  • Joaquim Alves do Carmo
    Postado às 22:33h, 02 março Responder

    Integração dos órgãos é algo que precisa ser desenvolvido, desde a engenharia até a fiscalização. Gestores técnicos e capacitados discutindo a melhoria do trânsito.

  • Alex Pinheiro Sessim
    Postado às 11:00h, 04 março Responder

    Trabalhar com as entidades da Região e discutir formas de inserir ações efetivas de redução de acidentes na sua localidade é o caminho para desenvolver uma conscientização maior em todo o País.
    Esse exemplo deve ser adotado por todas as Secretarias de Trânsito, trabalhar em conjunto para o bem maior.

  • João Batista da Silva Neto
    Postado às 15:43h, 04 março Responder

    Excelente iniciativa dessa organização que visa a segurança no trânsito da sociedade como um todo. Meus parabéns ao ONSV!!

  • Jolserley marcio barbosa
    Postado às 17:36h, 04 março Responder

    Fico extremamente orgulhoso em saber que estou participando de projeto novo em minha vida e espero poder em um futuro próximo estar colaborando muito com o ONSV aqui na minha cidade e região para melhoria do nosso transito.

  • Jose Antonio de Almeida
    Postado às 19:44h, 04 março Responder

    Parabéns aos envolvidos!!!

    Existe algum estudo do Observatório sobre a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito?

  • GILSON DE JESUS CARDOSO
    Postado às 00:58h, 08 março Responder

    Sou um dos defensores da integração entre os órgãos do Governo seja em âmbito Federal. Estadual e Municipal para trabalharem em áreas que afetam a sociedade como um todo e no caso em tela, o trânsito, então parabenizo o Observatório Nacional de Segurança Viária pela parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA) de Juiz de Fora/MG, iniciativas como essas só contribuem para a educação no trânsito e redução de índices alarmantes de mortes no trânsito.

  • Edenilton de B. Ferreira
    Postado às 08:07h, 08 março Responder

    Muito bom pode contar com eventos dessa grandeza, um ambiente de troca de informações, parabeniza pelo sucesso do evento.

  • SOLANGE RIBEIRO DA SILVA
    Postado às 18:58h, 08 março Responder

    A integração entre os órgãos gestores, são o caminho para que o trabalho de conscientização seja realizado de forma rápida e cristalina em todos os municípios do Brasil. Cabe aos observadores certificados estarem criando esses laços de contatos e fidelização com essas entidades, para que isso ocorra o mais breve possível. Parabéns pela iniciativa é um caminho arduo que precisa ser desbravado.

  • ALINE CECCONI
    Postado às 16:17h, 10 março Responder

    A integração de todos os órgãos envolvidos no sistema é de suma importância para a educação no trânsito se expandir e acontecer de forma efetiva.

  • José Luiz Britto Bastos
    Postado às 23:46h, 10 março Responder

    Com muita honra, recebemos em Juiz de Fora o grupo de Observadores do ONSV- OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA, esse importante órgão estruturado totalmente para cuidar da proteção à vida através da redução da tragédia dos acidentes de trânsito, que especialmente no Brasil é algo alarmante e Juiz de Fora, com toda certeza, infelizmente, está dentro desse contexto. Por aqui em que pese o trabalho de mais de 20 anos da COMSET – Comissão Municipal de Educação e Segurança no Trânsito, aliada a seus parceiros como a SETTRA – Secretaria de Transporte e Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Câmara Municipal, Secretarias Municipal e estadual de Educação, OAB, Secretaria Estadual de Saúde, Sest/Senat, Empresas Concessionárias de Transporte Público e inúmeros outros parceiros. Todos trabalhando incessantemente, reunidos mensalmente e/ou extraordinariamente quando necessário, na busca de soluções para redução dos acidentes de trânsito que costumam ocorrer em Juiz de Fora. Portanto, o Seminário: “Segurança Viária: Integração dos Órgãos Gestores” realizado nas dependências do nosso parceiro Sest/Senat pelo OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA – ONSV, foi um sucesso, sobretudo por ter tratado da situação alarmante dos acidentes de trânsito ocorridos no país, no estado de Minas Gerais e na Zonada Mata, aventada inclusive, a possibilidade de se implantar em Juiz de Fora um Comitê Regional da Zona da Mata para a Redução de acidentes. Juiz de Fora agradece ao ONSV, prometendo se engajar para aplicar aqui, os objetivos inseridos no contexto da filosofia de trabalho do ONSV!

  • Geraldo Medeiros Filho
    Postado às 14:25h, 12 março Responder

    Eventos como esse devem ser multiplicados para que a missão de conscientizar a população e os gestores públicos da necessidade de construir um trânsito seguro chegue a todos os cantos do país.

  • FLAVIA VEGH BISSOLI
    Postado às 14:34h, 13 março Responder

    É louvável quando nos deparamos com a cooperação mútua, o trabalho em conjunto proporciona uma gama de estudos, projetos e efetiva compreensão de problemas de uma região específica, tornando tudo em resultado possitivo, concluindo com êxito o almejado, que passar a ser realidade . Com isso, mudando o curso da vida de todos os envolvidos e da sociedade.

  • Samir Moussa
    Postado às 23:41h, 13 março Responder

    É de grande valia hoje o município que faz parte do Projeto Município Laço Amarelo e que organiza um Seminário de Segurança Viária, imagine a quantidade de conhecimentos que o município recebe tendo também a colaboração dos Observadores Certificados, isso será um grande legado.

  • Paulo Adriano Ferreira Alves
    Postado às 16:18h, 16 março Responder

    Parabéns a todos os órgãos envolvidos e seus diretores, e uma imensa satisfação em testemunha o deslumbre e a credibilidade do ONSV, grande iniciativa e oportunidade que oferece a todos nos, a temática transito e complicada, precisamos do Observatório em cada município.

  • (FREDY) CARLOS FREDERICO TEJADA
    Postado às 20:08h, 17 março Responder

    O ONSV, viabilizando através dos seus representantes a integração de órgãos públicos de vários setores ligados ao trânsito faz sinergia de propostas e resultados.
    Nem sempre é tarefa fácil vencer preconceitos, melindres, ciúmes, interesses difusos, etc.
    O ONSV colocando a Causa Redução de Acidentes à frente de tudo e de todos apresenta um trabalho que todos devemos abraçar.

  • Alexander Ferreira de Magalhães
    Postado às 12:37h, 18 março Responder

    Atualmente, os acidentes de trânsito no mundo constituem um grave problema de saúde pública com consequências nefastas para a sociedade. Em função da magnitude de seus efeitos que ensejam elevado número de mortes e da gravidade das lesões causadas nos sobreviventes, representam um enorme custo social e econômico para os países. A redução de seus índices e consequentemente de seus drásticos efeitos constitui um enorme desafio para os gestores públicos e para a sociedade como um todo. Dada a complexidade dos fatores que envolvem a ocorrência dos sinistros, o seu enfrentamento requer atuação integrada de vários profissionais e setores da sociedade, tanto público quanto privado.
    Assim, eventos que promovam a integração dos esforços de instituições do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada são extremamente necessários para se promover ações destinadas à mudança de hábitos, atitudes, valores culturais e situações ambientais que interferem na ocorrência dos acidentes de trânsito, melhorando a qualidade da informação e reduzindo as taxas de morbimortalidade por esses sinistros.
    Nesse sentido, a realização do seminário “Segurança Viária: Integração dos Órgãos Gestores”, promovido pelo ONSV, evidenciou a importância do projeto de implantação de um Comitê regional na Zona da Mata para a efetivação da integração dos órgãos gestores voltados para a redução dos acidentes. A iniciativa, cujo estudos foram iniciados pelo ONSV em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA) de Juiz de Fora/MG, visa potencializar as ações de cooperações mútuas de diversas instituições para melhorias do trânsito e da segurança viária naquela Região.
    A notícia em questão reafirma o compromisso do Observatório no cumprimento de uma de suas finalidades sociais que é a realização de ações de fomento, apoio e desenvolvimento de instituições cujo objetivos estejam alinhados com a causa do ONSV, ou seja, o estabelecimento de um trânsito mais seguro.

  • Nádia Sudário
    Postado às 20:54h, 18 março Responder

    Com novos observadores em constante formação, com certeza o cenário brasileiro quanto à educação para o transito e consequentemente a segurança viária será positivo. Parabéns pelas iniciativas e gratidão pela oportunidade de participar deste processo.

  • kenedy Santos Pereira
    Postado às 23:05h, 18 março Responder

    Realizar um evento, chamar a sociedade para debater sobre o assunto é de muito importância, ,parabéns !!!!. Precisamos organizar eventos municipais, estaduais e federais , ou seja, conferência em todos os níveis, para colhermos as proposta para melhoria do trânsito.

  • JOSÉ VANILSON ABREU DA SILVA
    Postado às 10:13h, 19 março Responder

    Parabéns a ONSV, pela a realização de mais um grande evento, e chamar a sociedade para o envolvimento nesse assunto de suma importância para todos, as boas ideias tem que sair de dentro de quatro paredes e alcançar o máximo possível de pessoas.

  • Leandro de Oliveira Machado
    Postado às 10:15h, 19 março Responder

    É de suma importância essa integração da sociedade civil e do poder publico para elaborar ações de melhorias para o transito. Para que essas medidas surtam efeito, deve existir uma sinergia entre os entes envolvidos e os que são responsáveis por criar soluções que visam melhorar e garantir mais segurança para o nosso transito.

  • Luciano Souto
    Postado às 13:45h, 23 março Responder

    Eventos como esse fortalecem a integração entre a sociedade e órgãos gestores.
    É importante que eventos como esses ocorram com frequência pois trazem para o debate o que está acontecendo no trânsito e que juntos possamos achar soluções para construir um trânsito mais humano e seguro pra todos

  • ROSITANIA PEREIRA DE FARIAS
    Postado às 18:17h, 24 março Responder

    A cooperação entre órgãos e a sociedade civil organizada deve ser constante, a fim de contribuir para um trânsito mais seguro e harmônico. A Implantação de Comitê regional visa ações de melhoria para o trânsito e será um avanço relevante para que os objetivos sejam alcançados através de parcerias firmadas onde o objetivo seja o de salvar vidas através de boas atitudes. .

  • Edirley Fernandes Cardoso
    Postado às 13:07h, 25 março Responder

    A união, a sensatez e a responsabilidade com as vidas das pessoas devem ser a pauta de gestores públicos no tocante ao atendimento as metas de redução de acidentes no trânsito. O Onsv tem na sua criação a nobre missão de lutar pela difuão da educação para o trânsito e prevenção de acidentes viários. Portanto, o trabalho em conjunto, isto é, lado a lado com as esferas, municipais, estaduais e federais fará toda diferença para o cumprimento das metas.

  • Jackeline Silv dos Santos
    Postado às 15:47h, 25 março Responder

    Importantes a criação de um Comitê cujos objetivos sejam a” integração dos órgãos gestores; elaboração de projetos padronizados; apoio de especialistas em trânsito; cursos de capacitação técnica, desenvolvimento de ações educativas; agilização e cooperação nos atos públicos; agilização de previsões legais para a segurança viária; articulação com a mídia.” Aqui há expressamente parte de como se pode unir forças em prol da segurança viária, todos juntos com um só objetivo: Implementar ações educativas.

  • HIDERALDO RODRIGUES GOMES
    Postado às 17:50h, 25 março Responder

    Essa integração e cooperação de entidades profissionais experts no assunto, onde a aproximação através de comitês junto aos órgãos, conhecendo a realidade de cada um, trará maior bagagem para todos, a interação se faz necessária, a capacitação , projetos e ações que deram excelentes resultados devem ser levado ao conhecimento de todos.

  • Romolo de Oliveira Tacchelli
    Postado às 23:14h, 25 março Responder

    É muito bom ver que há tantas atividades e projetos de iniciativa do observatório. Nosso trânsito exige muito investimento de todas as partes para o alcance de um cenário mais humanizado, e com certeza, essas ações de interações e integrações de peças chaves e demais profissionais comprometidos e focados fazem a diferença para as mudanças e melhorias necessárias. Essa é uma das muitas matérias que trazem uma satisfação em se tornar um agente a ser envolvido nesse processo.

  • EVANDRO SIEBRA DA SILVA
    Postado às 10:34h, 26 março Responder

    Parabéns aos envolvidos nesse momento importante! Muito bom ver essa integração entre órgãos gestores para redução dos acidentes e viabilização da implantação de cooperações mútuas para melhorias do trânsito, buscando assim projetos e ações com o mesmo objetivo, melhorando o trânsito a fim de salvar vidas.

  • Regiani Juciani Lacerda
    Postado às 12:59h, 26 março Responder

    A integração das diferentes entidades que defendem a segurança viária e convivem em harmonia na comunidade, sem segregações ou discriminações e com os mesmos direitos são fatores primordiais no sucesso de todos.

  • adoradores
    Postado às 23:10h, 26 março Responder

    Parabéns a todos os participantes e palestrantes observadores certificados a ONSV em parceria com SETTRA em um seminário importante para a região com a intenção de reduzir os acidentes nas rodovias da região,implantando ações de cooperações mutuas para melhorar o trânsito.

  • Elequicina Maria dos Santos
    Postado às 14:35h, 28 março Responder

    A formação de comitês regionais constitui uma proposta de suma importância, uma vez que congrega a união dos órgãos gestores, abrangendo, por sua vez, vários segmentos da sociedade, destinados à melhoria do trânsito. Necessário se faz a extensão desse trabalho, de forma a abranger outros Estados.

  • Elidiana Flávia Pereira Leão
    Postado às 16:17h, 28 março Responder

    Muito importante a ação do ONSV na realização deste seminário sobre segurança viária. O objetivo de redução de acidentes de trânsito na Região, a implantação de cooperações mútuas para melhorias do trânsito e a realização dos estudos que proporcionará a criação de um comitê na localidade, integrando os órgãos gestores. O Observatório consegue, por meio de seus observadores certificados, ser representado nas diversas partes do Brasil, podendo levar essa iniciativa a outros locais onde haja demanda semelhante.

  • NORBERTO FIUZA DE CAMPOS
    Postado às 02:00h, 29 março Responder

    O referido seminário, possibilitou que o Observatório Nacional de Segurança Viária, firmasse parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA) de Juiz de Fora/MG dando início dos estudos para implantação de um Comitê regional na Zona da Mata para a efetivação da integração dos órgãos gestores para redução dos acidentes e viabilização da implantação de cooperações mútuas para melhorias do trânsito. O que possibilitará, desenvolver trabalhos dentro de suas 03 linhas de atuação do Projeto Educa: educação básica, específica e continuada.
    • Na Educação básica – deverá desenvolver trabalhos direcionados para transversalização do tema, contextualizando de forma permanente e com foco no aprendizado. Promover ações que levem a construção de conhecimento, de forma a resultar em mudanças de ordem cultural e de comportamento, baseados sempre em uma mobilidade mais segura e sustentável. Desenvolver processos de estimulo de forma que promovam a participação das crianças e dos jovens, oferecendo técnicas e ferramentas que se adequem as diferentes realidades e que se apoiem no protagonismo e no estímulo das ações transformadoras implantadas junto ao público alvo;
    • Na Educação específica – poderá desenvolver trabalhos direcionados para capacitação pedagógica de educadores, monitores e multiplicadores designados e ou indicados pelo Comitê, preparando-os e qualificando-os para o desenvolvimento das atividades voltadas ao tema. Desenvolver trabalhos direcionados para capacitação educacional técnica de colaboradores operacionalmente atuantes em frentes de trabalho ligadas ao trânsito;
    • Educação continuada – poderá desenvolver trabalhos de atualização e revisão permanente das atividades, promovendo uma relação de formação continuada, atualizada e adequada ao contexto atual. Desenvolver trabalhos para implementação de cursos, processos e procedimentos que estejam voltados aos conteúdos a serem trabalhados nas etapas de pós-habilitação e nas etapas de mobilidade utilizada de forma autônoma, quando o indivíduo passa a se deslocar de forma independente/sozinho utilizando-se de outras formas de deslocamento. poderá desenvolver trabalhos voltados para realização e implementação de campanhas educativas e de movimentos em prol da educação e segurança no trânsito local.
    Poderá realizar ações permanentes, junto às instituições de ensino, buscando efetivá-las como instituições replicadoras da educação para o trânsito mais seguro, auxiliar na formação e atualização dos profissionais para realização deste processo, aprimorar e aprofundar esta formação para dar conta de um curriculum atualizado, assim como auxiliar na criação e implementação de sistemas de gestão de qualidade.

  • DANIELA FERNANDA CORGOZINHO
    Postado às 02:07h, 29 março Responder

    Que bom seria se todos os gestores das cidades formassem um comitê para esse fim.

  • Tatiane D Oliveira Luiz
    Postado às 18:48h, 29 março Responder

    Parabéns ao Comitê, as finalidades serão muito importante para a população certamente as estatísticas futuras comprovarão a necessidade deste planejamento de trabalho junto. Parabéns mais uma vez ao observatório, por se fazer presente essa é a forma mais eficaz de termos ótimos resultados,

  • Edson Antonio Lamin
    Postado às 19:01h, 29 março Responder

    Parabenizar o ONSV, mais uma vez por estar e se fazer presente, sempre abordando temas de suma importância.

  • EDSON JAMES RASERA
    Postado às 23:10h, 29 março Responder

    É o ONSV cumprindo seu papel mais uma vez. Os trabalhos se multiplicam e com certeza os resultados, que já são muitos, irão se concretizarem.

  • Ronald Vittal
    Postado às 14:30h, 31 março Responder

    Seminários com este rendem ótimos frutos, com a integração de todos os órgãos envolvidos, cada um fazendo sua parte para que a engrenagem possa funcionar a contento. Parabéns ao Observatório e todos os que estiveram envolvidos nesse trabalho.

  • Ronaldo Ivan da Cruz Mesquita
    Postado às 14:42h, 31 março Responder

    Mais uma atividade que só enobrece e fazer crescer aqueles envolvidos nessas ações. Esse inicio de estudos para a implantação de um Comitê regional na Zona da Mata, já faz a diferença, pois permitirá avanços importantes na construção de um trânsito melhor. Que a proposta de implantação de comitês se estenda Brasil afora e que a integração dos órgãos gestores e da comunidade consiga resultados positivos para um trânsito seguro e se não o ideal que todos queremos, mas bem próximo desse ideal.

  • Delnandina MMMonteiro
    Postado às 23:36h, 31 março Responder

    Sem dúvida, órgãos públicos, outros parceiros
    compromissados e a integração de pessoas
    reforçam as mudanças de comportamento no trânsito,

  • André ferreira dos Santos
    Postado às 17:45h, 01 abril Responder

    Parabéns aos organizadores do evento .esforços mútuos e parcerias publico privado e com o apoio de toda comunidade, desenvolvendo trabalhos e cursos,voltados a mobilidade e segurança do trânsito e utilizando e implementando campanhas educativas e em prol da educação e segurança no trânsito nas localidade buscando instituições que valorizam a educação para o trânsito, e a formação de profissionais para realização deste processo, para ser divulgada a educação no trânsito em todas as esferas.

  • STALEN HUALANS MENEZES FELINTO
    Postado às 15:55h, 02 abril Responder

    Um dos motivos pelos quais me interessei em participar da seleção para observador certificado, foi justamente a compreensão de que a segurança viária deve ser levada a sério. Por esse motivo, me alegro em saber que representantes de diferentes organizações no Brasil, a partir da mobilização promovida pelo Observatório, estão unindo esforços para a construção de um trânsito mais seguro. Espero contribuir na minha cidade e região ao propor ações semelhantes ao noticiado.

  • Gizela Eliane Ferreira da Costa Roewer
    Postado às 18:50h, 02 abril Responder

    Parabéns aos palestrantes envolvidos, Desejo êxito nos estudos para implantação do Comitê Regional na Zona da Mata inciados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA) de Juiz de Fora/MG.

  • MORGANA GARIBALDI DIEFENTHAELER
    Postado às 23:24h, 02 abril Responder

    Vejo que o Observatório está cada vez mais presente na sociedade e os observadores cada vez mais unindo esforços em prol da segurança viária. Que essas palestras sejam estruturadas para poderem ser difundidas por todo o país, inclusive virtualmente!

  • MARGARETH GRAMACHO FADIGAS
    Postado às 16:11h, 03 abril Responder

    A criação de um Comitê para integração dos órgãos gestores num esforço para a redução de acidentes é uma excelente estratégia de mobilização regional. O Banco Mundial tem indicado essa solução para um Comitê que ele chama de agência líder. Vou acompanhar esse comitê para analisar as boas práticas de gestão de segurança viária.

  • Anderson Clayton da Silva Borges
    Postado às 01:22h, 05 abril Responder

    O comitê devera ser expandido em todo Brasil, uma vez que a intenção do Observatório é reduzir o Índice de acidente de trânsito em TODO O MUNDO, portanto quando houver esse encontro o próprio Observatório devera anunciar em REDES SOCIAIS, ate mesmo comunicar aos municípios para poderem participar do encontro.

  • JUCIMARA MESSIAS FERNANDES LIMA
    Postado às 16:16h, 05 abril Responder

    São extremamente importantes, compartilhamos conhecimento, fazemos networking e inspiração para novos projetos, tenho participado todas as vezes que possível é sempre um ganho profissional.
    Estar presente nos municípios com esses projetos é fundamental para gerar parcerias e cooperação na educação, parabéns a todos.

  • Gisele Pereira
    Postado às 21:12h, 05 abril Responder

    Parabéns a todos os envolvidos, sem dúvidas mais uma ação de sucesso e que é de extrema importância.
    Compartilhar conhecimento é também receber aprendizado, mais do que crescimento profissional, crescemos como seres humanos.
    Espero poder contribuir na minha cidade como observador e auxiliar o ONSV a reduzir estes índices, não tenho dúvidas de que juntos somos mais fortes e dedicação somado a empenho, tem como resultado o sucesso.

  • Nizandro Martins Ramos
    Postado às 22:04h, 05 abril Responder

    Ação importante em conscientizar, trabalhar e integrar órgãos gestores de uma região, com todos os órgãos de trânsito falando uma mesma linguagem, com um mesmo objetivo. Uma ideia iniciada por uma região que logo estará captando novos municípios e aumentando a sua rede de cooperação mútua por todo o Brasil.

  • Demétrius Silveira
    Postado às 15:23h, 06 abril Responder

    É um evento de grande importância para a região ainda por cima junto que o Sest/Senat
    que é reconhecido nacionalmente.

Escreva um comentário