Aconteceu em Brisbane, Austrália, entre os dias 18 a 20 de novembro de 2019, a 8ª International Cycling Safety Conference (Conferência Internacional de Segurança em Ciclismo). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), mediante acordo de cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi representado pelo Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos.
O evento foi desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda, em parceria com o Centro de Pesquisa de Acidentes e Segurança Rodoviária da Universidade de Queensland, na Austrália. A conferência reuniu pesquisadores e profissionais da área de mobilidade e segurança viária.
A participação do Prof Dr Tiago faz parte das atividades que ele vem desenvolvendo na missão internacional no CARRS-Q, que é um centro de pesquisa criado em 1996 e faz parte da Faculdade de Saúde e do Instituto de Saúde e Inovação Biomédica (IHBI).
A visão declarada do CARRS-Q é "para um mundo mais seguro, no qual os danos relacionados a lesões são incomuns e inaceitáveis", para os quais trabalha realizando pesquisas, treinando profissionais de segurança no trânsito e dando prêmios a outras organizações ou indivíduos pelo sucesso no trânsito e iniciativas de segurança viária.
Os temas destacados no encontro foram:
Segundo o Prof. Dr Tiago: “a participação em um fórum internacional sobre ciclomobilidade segura se faz importante para a UFPR e para o Observatório para conhecermos o que há de mais avançado em termos de estudos e pesquisas e, ao mesmo tempo identificar problemas comuns em relação à realidade brasileira, mesmo em locais altamente desenvolvidos, cuja participação era mais predominante no evento”, argumenta.
Conforme o docente explica: “para a realidade brasileira, destaco a importância da adequação do sistema de transporte (infraestrutura e regras operacionais) às novas alternativas de mobilidade individual e elétrica, como os patinetes e as bicicletas elétricas. Além disso, para o transporte cicloviário convencional, as evidências de estudos apresentados no evento mostraram que a oferta de infraestrutura adequada (ciclovias e ciclofaixas) é sim capaz de atrair mais usuários da bicicleta”.
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