Matérias

OBSERVATÓRIO quer melhorias no CTB

Escrito por Portal ONSV

24 JUN 2020 - 14H51

Em entrevista à TV BandNews, Ramalho comentou sobre as mudanças prevista no CTB

As mudanças propostas pelo Governo Federal no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) por meio do PL 3267/2019 está em discussão no plenário da Câmara dos Deputados essa semana. Sobre esse assunto, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou de uma entrevista na TV BandNews em que comenta sobre essas mudanças feitas até o momento.

Entre as alterações debatidas estão: ampliação dos pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que dobra de 20 para 40 pontos; o aumento no tempo para a renovação da CNH, atualmente esse prazo é de cinco anos e com a aprovação, passaria para 10 anos de validade para condutores de até 50 anos de idade.

Outro ponto é sobre a alteração na regra da obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças. O texto aprovado ontem prevê que a obrigatoriedade passe para até dez anos ou 1,45 cm de altura, hoje, a obrigatoriedade é para crianças até sete anos. Também foi mantido no texto a obrigatoriedade dos testes toxicológicos para motoristas profissionais.

Para Ramalho, essa obrigatoriedade nos exames toxicológicos para os motoristas profissionais deve ser mantida para que haja um acompanhamento adequado da saúde desses profissionais.

Em relação ao aumento no tempo de renovação da CNH, Ramalho diz: “Eu acho que é uma situação razoável, mesmo porque, nós do OBSERVATÓRIO, discutimos muito com as entidades relacionadas a isso, ou seja, mais do que aumentar para dez anos ou a partir de 50 anos ser muito mais frequente, é a qualidade desses exames. Nós temos que ter qualidade no exame médico e psicológico”.

Ramalho complementa: “Ele não pode ser um exame meramente cartorial, ele tem que ser um exame que realmente, reflita e traga à sociedade, a situação que diz o seguinte: ‘esse motorista, não tem condições de ser habilitado, ele precisa fazer um tratamento, ele precisa mudar o grau dos seus óculos’, e raramente a gente observa isso nesses exames”, encerra.

Assista à entrevista completa:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/yZwUkuCt2no"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.