Matérias

ONSV leva Maio Amarelo para Ação Global em 5 estados

Escrito por Portal ONSV

19 MAI 2016 - 10H33

Estandes do OBSERVATÓRIO haverá distribuição de material informativo sobre necessidade de redução dos acidentes fatais em vias e rodovias ; simulador de direção será atrativo a mais

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) leva o movimento “Maio Amarelo: #EuSou + 1 por um trânsito mais humano” para as atividades da Ação Global Nacional, que será realizado neste sábado, 21 de maio. Haverá estandes do ONSV em 5 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá (MT),  Aparecida de Goiânia (GO) e Foz do Iguaçu (PR).

Para conscientização sobre a necessidade de redução do número de acidentes fatais no trânsito, além de distribuição de folhetos informativos e de conscientização, haverá no estande  banners com o símbolo do movimento, um laço amarelo. Mas o ONSV levará para o evento, um atrativo a mais: um simulador de direção cedido  por meio de  parceria com empresa fabricante do equipamento.

Em São Paulo, as ações do Maio Amarelo na atividade contarão, também, com a participação do grupo teatral Cia. Do Farol,  de São José dos Campos, que vai interagir com os participantes do Ação Global, chamando atenção para o movimento.

O Maio Amarelo foi criado pelo ONSV há 3 anos com a proposta de levar à sociedade a reflexão sobre as mortes causadas por acidentes de trânsito. Seu desenvolvimento se dá de forma multissetorial com apoio do ONSV às ações relativas ao tema desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, clubes, associações, entre outros. Na edição de 2016 os temas abordados no Maio Amarelo são a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro.

Para se ter ideia da dimensão dos acidentes fatais de trânsito, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV  os compara aos números de falecimentos provocados pela dengue. “De 2005 a 2015, as epidemias de dengue foram responsáveis por 4 mil mortes no Brasil. Já os acidentes de trânsito, em igual período, mataram 500 mil pessoas. Outras 600 mil ficaram com sequelas permanentes”, observa.

O projeto Ação Global pela Cidadania, desenvolvido por meio de parceria entre a Rede Globo e o Sesi (Serviço Social da  Indústria),  levará atividades e serviços gratuitos para cidades de todo o Brasil. Entre eles emissão de documentos, informações sobre saúde e qualidade de vida, prática de atividade física. E, ainda, atividades lúdicas e diversão para os participantes.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.