Representado por seu diretor-técnico, engenheiro Paulo Guimarães, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou nesta terça-feira, 20 de setembro, em Brasília, dos eventos que abrem oficialmente a Semana Nacional de Trânsito, no Ministério das Cidades.
Na plenária foi lançado pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, o Comitê Empresarial de Segurança Viária, como ação educativa em alusão à Semana. O comitê será composto por até 15 representantes indicados por agentes da sociedade civil dotados de personalidade jurídica (com ou sem fins lucrativos), que pleitearem vaga junto ao Ministério das Cidades.
Na avaliação do diretor do OBSERVATÓRIO, a iniciativa é altamente positiva, já que, em geral, a responsabilidade sobre a segurança no trânsito costuma a ser atribuída aos governos.
“Tive a oportunidade de, em minha fala no evento, parabenizar o Ministério, porque a criação do comitê empresarial valida o que a comunidade técnica de trânsito defende há muito tempo; ou seja, envolver os três setores da sociedade – poder público, sociedade civil e iniciativa privada - cada um com sua parcela de contribuição e responsabilidade, todos pelo bem comum do trânsito. E o comitê oficializa e institucionaliza a participação da iniciativa privada nas políticas públicas de trânsito”, considera Guimarães.
Caberá ao Ministério das Cidades a tarefa de selecionar os integrantes do comitê e divulgar a lista dos aprovados em seu site. A escolha se dará a partir das ações e projetos que já empreendam ou que se comprometam a empreender, com vistas à segurança, prevenção e redução de acidentes de trânsito no país. Os selecionados se reunirão no mínimo duas vezes a cada ano.
A seleção deverá ser iniciada e concluída a cada 12 meses a contar da data de divulgação dos primeiros selecionados, que se reunirão no mínimo duas vezes a cada ano.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.