Matérias

Parceria entre OBSERVATÓRIO e UFPR discute segurança viária em congresso no RJ

Escrito por Portal ONSV

18 NOV 2016 - 09H00

Artigos discutem situação do país no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, instituída pela ONU

Dois artigos relacionados à segurança viária e produzidos por meio de parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentados no XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan),  tratou de diversos temas relacionados ao assunto, inclusive a segurança viária.

Um dos artigos, denominado Retrospectiva Acerca do Desempenho Brasileiro no Contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, tem como autores Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos, professor da UFPR e voluntário do ONSV, além de Márcia de Andrade Pereira Bernardinis e Bruna Marceli Claudino Buher, da UFPR.

O trabalho aborda a situação do Brasil no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, uma vez que o país vive período de aumento da motorização e tem o desafio de reduzir o número absoluto de mortes. No entanto, aponta o estudo, há uma aparente tendência de crescimento desse valor. Tendo em vista a nítida necessidade de refletir sobre as ações previstas, o artigo tem por objetivo realizar uma retrospectiva das principais iniciativas empreendidas a partir de 2011, assim como avaliar, ainda que de maneira subjetiva, seus impactos potenciais para a segurança viária. A análise foi conduzida de acordo com os pilares da Década: usuários mais seguros, infraestrutura, veículos mais seguros, atendimento à vitima e gestão da segurança viária.

O segundo trabalho é intitulado Estimativa de Metas de Redução do Número de Mortes no Trânsito do Brasil. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo apresentar, aplicar e discutir procedimentos para estimar a meta de redução do número de mortes no trânsito por estado brasileiro, também no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária.

No trabalho, dois métodos são tratados: otimização (mais complexo) e comparação de indicadores (simplificado). Ambos são aplicados a partir de uma divisão do país em três aglomerados (clusters), com agrupamentos de estados com características semelhantes em relação à segurança viária, além da identificação de um estado de referência para o cálculo da meta – aquele com a melhor situação em termos de segurança viária no cluster. Tais aspectos possibilitam a proposição de uma meta mais realista.

O método da comparação de indicadores – baseado na relação entre o número de mortes e fatores de exposição da população, frota e distância percorrida – apresentou resultados razoáveis e, devido à sua simplicidade, deve ter sua aplicação recomendada.  Os autores são também Paulo Guimarães, do ONSV e Jorge Tiago Bastos, da UFPR, além de Maria Clara Suguinoshita, Rodolfo Augusto da Costa e Stephanie Karina Silva Zau, do Departamento de Transportes da UFPR.

[gallery size="large" link="none" ids="8017,8019,8020,8021"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.