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Percepção de risco: MOTOCICLISTA
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Percepção de risco: MOTOCICLISTA

Percepção de risco: MOTOCICLISTA

As principais vítimas do trânsito no país são os motociclistas. Há alguns anos, o maior número de mortes em todo Brasil, são de vítimas de acidentes de trânsito que estão sobre duas rodas. Mas será que, quem transita de motocicleta conhece os riscos desse veículo? Há perigos para todo mundo que transita. Mas, você que está de motocicleta, sabe bem quais são esses riscos?

Perceber o risco é o primeiro passo para a se proteger. A motocicleta não tem um escudo, como os outros veículos. Carros, caminhões, ônibus, possuem vários equipamentos que denominamos segurança passiva que são, por exemplo, os airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, válvulas bloqueadoras de combustível e colunas de direção deformáveis, entre outros.

Todos esses e outros equipamentos de segurança passiva dos veículos ajudam a proteger os motoristas e passageiros. Já quem vai de moto, não tem essa proteção que os veículos possuem. Portanto, a segurança do motociclista está no capacete bem afivelado, na roupa grossa que você usa e no calçado sempre fechado e bem resistente.

Outro aspecto importante é entender que a sinalização de trânsito foi criada exatamente para ordenar e proteger a todos que transitam. Desobedecer ao que diz a placa, o semáforo, a pintura no asfalto são alguns dos motivos para que um acidente aconteça.

Se você está na rua, transitando de motocicleta e começa a chover, reduza a velocidade, pois a aderência do pneu no asfalto diminui quando o piso está molhado. É fundamental que você sinalize com a seta suas intenções. Só assim, as outras pessoas irão entender para que lado você vai.

Manter a sua moto revisada periodicamente também faz parte das suas obrigações enquanto condutor de um veículo, seja ele a moto ou um carro, caminhão ou ônibus. Todo veículo necessita de manutenção periodicamente. Procure uma concessionária ou o mecânico da sua confiança e leve sua moto para revisão. O ideal é pelo menos uma vez ao ano ou de seis em seis meses, dependendo da quantidade de quilômetros que você roda por mês. Se você não cuidar do freio, das luzes, do óleo e dos pneus, eles podem lhe deixar na mão exatamente quando você mais precisar.

E por último e importantíssimo: não se distraia enquanto está pilotando. Se estiver procurando um endereço ou precisando olhar o celular, pare em lugar seguro e faça isso com a moto parada. Nada é mais importante que a sua segurança, sua proteção é a sua consciência e o seu bom comportamento no trânsito. Pense nisso. Programa Laço Amarelo. Perceba o risco. Proteja a vida.

Foto de Sourav Mishra no Pexels

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