Quais são os riscos de sairmos a pé de casa para qualquer atividade? Você sabe?
A princípio, nenhum risco. Porém, são os pedestres as principais vítimas do trânsito em muitos Estados do país. Ou seja, morre muito mais quem está a pé do que quem está de carro, de moto ou de bicicleta.
Andar a pé requer cuidado, atenção e principalmente, obediência as regras. É claro que, quem está numa cidade pequenininha terá atenção diferente de quem está numa cidade com mais veículos e pessoas. Mas, será que, mesmo nas pequenas cidades, podemos descuidar e nos distrair enquanto estamos caminhando? A resposta é: não!!
Assim como há regras para quem está em um veículo, você que vai a pé, também precisa cumprir o que diz a sinalização para não se colocar em risco. Mas, você sabe quais são os riscos? O principal deles é, ao andar na rua, escolha a calçada ou, se não houver calçada, ande na lateral da rua.
Ao atravessar a rua, pare, olhe para os dois lados e procure uma faixa de pedestres. Mesmo que a mão de direção seja só em um sentido, olhe sempre para os dois lados. Muitos acidentes com bicicletas, acontecem porque a bike vem na contramão da direção e o pedestre só olhou para o lado onde vinham os carros.
Caso não tenha uma faixa de pedestre por perto, nunca atravesse uma rua próximo à esquina. O veículo que fizer a conversão, não terá tempo de frear, caso você esteja no meio da rua. Ele pode não lhe ver a tempo de parar o carro.
Outra dica importante é: nunca atravesse a rua saindo de trás de árvores, caçambas, carros estacionados, postes ou qualquer outro objeto grande que possa esconder você. Lembre-se, no trânsito precisamos ver e ser visto. E quando houver um semáforo, espere ficar vermelho para os carros e só depois que o primeiro veículo parar, você começa sua travessia segura.
Não se distraia. O ideal é que você não use o celular enquanto estiver caminhando. Celular é inimigo do trânsito e não é só para quem está dirigindo não! É para quem está pedalando ou caminhando. A distração é a maneira mais fácil de você se envolver em um acidente.
Agora, se você caminha a noite, procure estar com roupas claras. É preciso que todos lhe vejam, esteja você de moto, em um carro ou num veículo grande como ônibus e caminhão.
Se você seguir as regras, não se distrair, ver e se fazer visto é bem provável que você nunca se envolva em um acidente. No trânsito, perceba o risco. Proteja a vida!
Foto de Aiman Khair Samsol Hairi no Pexels
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.