Às 7h29 deste dia 20 de março, o Outono chega ao Brasil. Com isso, as temperaturas se tornam amenas, o tempo fica mais seco e o frio vai se aproximando. As chuvas torrenciais deixam de cair, eliminando assim as temidas enchentes e alagamentos que causam prejuízos e riscos aos motoristas e aos veículos.
Apesar disso, em alguns pontos das cidades, em especial em serras e áreas precipitadas, a ocorrência de neblina já se torna mais comum. Sob as novas condições climáticas, condutores conscientes devem colocar em prática a direção defensiva; preparar seu veículo para a nova estação do ano, já que ela também traz exigências peculiares.
Os cuidados, alerta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, devem se iniciar com a verificação do sistema de freios, um dos dispositivos fundamentais para a segurança. Esteja atento porque o desgaste com o passar do tempo pode trazer danos. Quando desgastado, o freio alerta emitindo um barulho quando é pressionado, avisando que o momento é de troca das pastilhas.
Durante os meses de Verão, com as chuvas intensas, os limpadores de para-brisa foram bastante exigidos. E com o tempo mais seco do Outono, as lâminas do limpador podem ressecar. As duas condições podem prejudicar o condutor do veículo em momentos de neblina ou mesmo das chuvas. Portanto, é aconselhável substituir as lâminas para não ter de enfrentar problemas de visibilidade nas vias.
O tempo de vida da sua bateria pode ser reduzido pelo calor do Verão. Sendo assim, é aconselhável trocá-la no Outono para evitar falhas.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.