A rádio SulAmérica Trânsito (FM 92,1) inicia esta semana mais um serviço de vital importância para os ouvintes que acompanham a cobertura diária sobre as condições de tráfego em São Paulo, com a estreia de boletins sobre segurança produzidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma entidade comprometida com pesquisas e projetos que reduzam a quantidade de acidentes e os índices de fatalidade nas vias urbanas e rodovias.
A emissora passa a veicular um boletim semanal sobre o tema, transmitido a partir de entradas de áudio do presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, que a cada edição abordará um tema diferente a respeito de segurança viária e veicular. "O objetivo é aproveitar o momento em que o cidadão está ao volante, na condição de motorista, para falar de situações reais, que ele pode estar vivendo naquele instante, e assim dar eficiência à mensagem sobre segurança", diz o diretor da SulAmérica Trânsito, Felipe Bueno. "Com isso, pretendemos alcançar o comprometimento do ouvinte com atitudes mais gentis e mais seguras na condução dos veículos. Afinal, o trânsito é o resultado coletivo da ação de milhões de indivíduos. Quando um muda seu comportamento, os efeitos positivos podem se espalhar da mesma maneira que acontece com as consequências de atitudes negativas, como parar em fila dupla ou fechar um cruzamento."
Ramalho também dará entrevistas regularmente na programação semanal da emissora, para tratar com mais profundidade temas complexos, como legislação, conservação de vias e pesquisas sobre segurança no trânsito. "O boletim e as entrevistas são uma oportunidade para o Observatório levar diretamente ao ouvinte o resultado do trabalho científico que realizamos", afirma o presidente da entidade. "Um dos nossos compromissos é envolver os agentes que compõem o trânsito -- autoridades, especialistas, pedestres e condutores -- em ações concretas que produzam mudanças positivas."
Que o trânsito piora a cada dia e que os acidentes se multiplicam, todos sabem. A questão é analisar esses fenômenos para tirar daí propostas eficazes para mudar o cenário. Foi com essa orientação que o Observatório obteve do Ministério da Justiça o reconhecimento como entidade de interesse público, uma distinção rara entre as organizações não-governamentais. A veiculação de mensagens numa rádio que presta serviço inestimável para a melhoria do trânsito é mais um passo na direção de uma das principais metas da instituição: demonstrar que cada um pode contribuir para haver condições mais seguras em vias urbanas e rodovias.
O boletim será veiculado pela SulAmérica Trânsito toda segunda-feira a partir de 28 de janeiro, às 15h10, com repetições às 22h10 e na madrugada seguinte, à 00h10, além de sábado às 21h10 e domingos às 9h10. As entrevistas de Ramalho acontecem, no horário conduzido pela jornalista Daniela Florenzano. As gravações poderão ser baixadas também no site do Observatório.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.