Acidentes e Semana do Trânsito foram os temas abordados
O diretor-presidente do (ONSV) OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, ministrou palestra aos rotarianos de Indaiatuba, fechando os trabalhos da Semana Nacional do Trânsito-2015, nesta segunda, dia 28, à noite. Cerca de 30 pessoas acompanharam o evento.
Durante a palestra, realizada na sede do Rotary Club, Ramalho apresentou os dados sobre acidentalidade no Brasil, revelando informações sobre fatores de risco, comportamento inadequados no trânsito, condições como ocorrem os acidentes, principais vítimas, custos dos acidentes e resultados – prejuízos sociais, previdenciários e para os mais diversos setores.
O diretor da entidade destacou ainda alguns comparativos da violência no trânsito com grandes desastres pelo mundo, que revelam a dimensão da nossa tragédia diária no trânsito. O paralelo foi feito com desastres naturais como terremotos ou tsunamis, com desastres aéreos e ainda guerras, e os números comprovam que o trânsito tem tomado à frente de qualquer catástrofe. “O trânsito no Brasil mata a cada hora cinco pessoas. O cenário é dos mais assustadores e no mundo os números também são preocupantes”, argumentou Ramalho.
Ramalho aproveitou para divulgar o trabalho do OBSERVATÓRIO durante a Semana do Trânsito, que em 2015, destacou a temática “Sou a mudança no trânsito”, apresentando as peças e vídeo veiculados para a conscientização de toda a sociedade.
Os materiais abordaram temas como comportamentos responsáveis no trânsito como não beber e dirigir, não deixar de usar os equipamentos de segurança – cinto, capacetes e cadeirinhas para crianças, não usar o celular na direção, entre outros. As peças também contemplaram o respeito à sinalização, aos pedestres, ciclistas, aos limites de velocidade e à faixa de pedestres.
O diretor do OBSERVATÓRIO também discutiu parcerias com o presidente do Rotary Indaiatuba, Cleonir Bertipaglia; e o secretário do Rotary, Nelson Ritter.
Alex Cassimiro, rotariano e também responsável pela Área de Desenvolvimento Institucional, participou do evento.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.