É inevitável. Em algum momento, qualquer motorista irá se deparar com animal na pista. A possibilidade, ao contrário do que se pode supor num primeiro momento, não se dá apenas nas estradas que cortam áreas rurais ou de mata. Até mesmo em vias urbanas e movimentadas isso é possível. Afinal, qual o condutor que nunca se deparou, por exemplo, com cachorro ou gato cruzando sua frente?
Portanto, ante a possibilidade real de que animais de qualquer porte possam aparecer na frente de seu veículo seja durante o dia ou durante a noite, o importante é saber o que fazer para evitar que essa situação acabe sendo causa de acidente, muitas vezes de graves consequências.
Estar atento, manter distância segura, respeitar os limites de velocidade, estar com o veículo em boas condições, são recomendações comuns a todos os condutores em qualquer situação. E a prudência é uma boa forma de evitar o atropelamento de animais nas vias e rodovias.
Importante para os condutores é saber que a reação do animal com o qual eventualmente cruzará será imprevisível sempre. Portanto, alguns pequenos cuidados ao volante colaboram para evitar o choque com o animal na pista.
Neste sentido, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, orienta sobre como proceder no caso desse encontro inesperado.
Tão importante quanto as orientações, é manter a calma. Os condutores devem saber também que de acordo com o artigo 220 do Código de Trânsito Brasileiro, não desacelerar o veículo quando há a aproximação de animais, atentando dessa forma contra a segurança do trânsito, é passível de multa. Portanto, ao se deparar com qualquer animal na pista, mantenha a calma para poder agir da melhor maneira, já que o descontrole agrava o risco e pode provocar uma colisão.
O melhor é que o motorista freie devagar e fique atento aos carros que estão vindo pela lateral e atrás dele. Não se deve fazer nenhum tipo de movimento brusco, nem acelerar ou buzinar. O animal pode se assustar com o barulho ou movimentação brusca, quando um animal fica com medo a sua reação é atacar. Dessa forma a situação pode acabar bem mal com o animal avançando para o seu carro.
E, por fim, fique atento também à sinalização, quando você circula por estradas, em trechos onde animais silvestres podem invadir a rodovia, os gestores avisam, por meio de placas, a presença ou possibilidade de circulação dos animais. Use a sinalização a favor da sua segurança.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.