OBSERVATÓRIO | Saiba o que fazer quando o pneu estoura ou derrapa
8094
post-template-default,single,single-post,postid-8094,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Saiba o que fazer quando o pneu estoura ou derrapa

Saiba o que fazer quando o pneu estoura ou derrapa

pneus-660

Manter a calma e proceder aos comandos necessários podem fazer a diferença em situações de imprevisto como essas

Você está trafegando à velocidade de 100 km/h, limite permitido na via por onde transita, quando, de repente, um pneu estoura com o veículo em movimento. Essa situação não é impossível – embora  a tecnologia moderna de projetos e fabricação de pneus tenha tornado o estouro algo muito raro – e qualquer condutor pode se assustar quando ela ocorre, e até perder o controle do veículo. Outra situação que pode assustar também é a derrapagem repentina.

Assustar-se é normal. Mas o importante é saber como se comportar em ocasiões como essas, E, além disso, fazer constantemente uma boa manutenção dos pneus é imprescindível. Nesse processo,  examine-os em busca de bolhas ou rachaduras (geralmente causadas pelo impacto em buracos ou guias das calçadas).

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV dá algumas dicas para contribuir com a superação do problema sem maiores danos ou riscos ao condutor, a eventuais ocupantes do veículo, ou a outros condutores com os quais está compartilhando a via.

Se o pneu estourar:

  • Não freie bruscamente.
  • Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade.
  • Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.

É importante aos condutores de veículos, também, saberem como se comportar em casos de derrapagens, que, se não bem controladas, podem resultar em acidentes muitas vezes com graves consequências. Por isso, seguem também algumas orientações.

Derrapagens:

  • Veículos com tração dianteira costumam derrapar com a frente para fora da curva. Nesse caso, ao derrapar, tire o pé do acelerador e jamais pise no freio. Girar o volante para dentro da curva e, após sair dela, acelerar progressivamente é uma ação eficaz nesses casos.
  • Se o veículo tiver tração traseira, o mais comum é derrapar com a parte traseira para fora da curva. Nesse caso, tire o pé do acelerador e, sem frear, gire o volante para o lado contrário da curva até a frente do veículo começar a girar para dentro da curva. Depois disso, acelere progressivamente.
3 Comentários
  • Reginaldo Caldas
    Postado às 10:45h, 06 outubro Responder

    Ótimas orientações? Grato.

  • robson de souza ferreira
    Postado às 23:53h, 25 novembro Responder

    queria saber c uma carreta ou caminhao estourar um pneu a 130 ,140 km por hora e possivel controlar?

  • robson de souza ferreira
    Postado às 23:54h, 25 novembro Responder

    um pneu dianteiro?

Escreva um comentário