OBSERVATÓRIO | Visita técnica aprofunda e divulga conhecimentos na área de segurança viária
778
post-template-default,single,single-post,postid-778,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Visita técnica aprofunda e divulga conhecimentos na área de segurança viária

Visita técnica aprofunda e divulga conhecimentos na área de segurança viária


Visita técnica aprofunda e divulga conhecimentos na área de segurança viária

O Observatório Nacional de Segurança Viária recebeu no último dia 9 de novembro uma comitiva da cidade fluminense de Nova Friburgo-RJ para conhecer ainda mais o trabalho que hoje a entidade realiza nacionalmente. Estiveram presentes em Indaiatuba-SP (cidade sede do Observatório), o superintendente da Autran (Autarquia de Trânsito) Cel. Hudson de Aguiar Miranda, o diretor-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) Zury Maurer e o coordenador do Pró-Vita (Programa Integrado de Redução da Violência no Trânsito), Ricardo Lengruber.

A visita técnica da comitiva começou na pista de treinamento onde os futuros condutores de motocicletas da cidade realizam as aulas. O presidente do Sindicato dos Instrutores dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) de Indaiatuba, Alexandre Coutinho acompanhou o grupo e explicou como a pista foi desenhada e quais os benefícios para os futuros motociclistas aprenderem a pilotar num local onde há travessias elevadas, faixas de pedestres, lombadas, semáforos, rotatórias, entre outras situações que, corriqueiramente, nos deparamos no trânsito da maioria das cidades.

Para o superintende da Autran, a possibilidade de melhorar a formação do condutor, seja ele motociclista ou motorista, vai contribuir para a redução da das mortes e sequelas de pilotos e garupas na cidade, com certeza. “Essa experiência de Indaiatuba é muito interessante. Apesar da mudança ser  recente, pode ser levada para todo o país, com certeza”, disse o Coronel Hudson, que já sinalizou que irá levar o mesmo projeto para apresentar ao Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.

O grupo passou quase o dia todo em reunião com o presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, que ao final do encontro enfatizou o diferencial da cidade serrana do Rio. “Nova Friburgo tem sim números que chamam a atenção no que diz respeito a segurança viária. Mas, entendo que tem também uma sociedade inquieta, uma sociedade que está atenta ao que acontece pelas ruas. E isso já é um grande ponto a favor de toda população. Com certeza, a cidade não terá outro resultado a não ser reduzir a violência no trânsito e mais que isso, vai instaurar uma cultura de segurança viária que ainda será exemplo para outros municípios do país”, finalizou Ramalho.

Sem comentários

Escreva um comentário