Acidentes são evitáveis, mas quando acontecem exigem atitudes adequadas para que as ocorrências não se transformem num problema ainda maior.
Neste vídeo, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) dá dicas para você agir com prudência e de forma adequada em casos de acidentes sem vítimas, em acidentes com vítimas e também destaca a importância de sinalizar a ocorrência, antes mesmo de solicitar socorro. Nos dois casos, a primeira dica é manter a calma e sinalizar a via para evitar outros acidentes.
Nos acidentes sem vítimas, procure desobstruir a via o mais rápido e faça o BO, se achar necessário. Uma questão importante é assumir a responsabilidade do acidente se ele foi causado por seu erro. Já se o acidente foi responsabilidade do outro condutor, dialogue e procure chegar a um acordo para ressarcimentos, acionar seguro etc.
Ocorrências com condutores aparentemente embriagados ou menores exigem mais atenção, pois se constituem crimes de trânsito; e, neste caso, você deve acionar a Polícia.
Nos acidentes com vítimas, o OBSERVATÓRIO sempre lembra que não se deve movimentar a vítima, nem dar nada para que ela beba. Essas atitudes podem agravar ferimentos e hemorragias, aumentando o risco de morte.
Curiosidade atrapalha!
A curiosidade de outros condutores pode também atrapalhar muito um acidente e até causar outro. A orientação é para nunca parar e nem reduzir demais a velocidade para ver um acidente; mas se você perceber que o socorro ainda não chegou, pare e verifique se pode ajudar. A vida de outros pode depender da sua solidariedade, além do mais essa é uma atitude cidadã.
Para saber mais sobre o tema, assista agora ao vídeo sobre “Atitudes seguras em casos de acidentes” e trafegue mais tranquilo.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.