Matérias

Contran publica resolução estabelecendo “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”

Escrito por Portal ONSV

07 FEV 2018 - 11H07

“NÓS SOMOS O TRÂNSITO” é o mote do Movimento Maio Amarelo para 2018, conforme o que estabelece a resolução nº 722, publicada na terça-feira (6/2) pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no Diário Oficial da União, assinada pelo diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e presidente do Contran, Maurício José Alves Pereira, e demais órgãos envolvidos. O tema sugerido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e apresentado em reunião do Contran.

“Só temos a agradecer ao dr. Maurício pelo apoio nas nossas ações por mais segurança no trânsito, a começar por aceitar nossa sugestão de tema para o Movimento Maio Amarelo e pelas frases que sugerimos para as campanhas educativas deste ano. Isso demonstra o seu comprometimento em trabalhar para reduzir o número de mortes causadas pelos acidentes de trânsito”, ressalta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

Campanhas educativas

Além do tema “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”, a resolução também definiu os temas das Campanhas Educativas de Trânsito para 2018:

Janeiro e fevereiro - Ações de apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal (itens de segurança e férias);

Março - Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre;

Abril - Campanha de conscientização sobre o uso do capacete na condução de motocicletas e ciclomotores;

Maio - Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro;

Junho - Campanha de conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular;

Julho - Campanha nacional de respeito aos limites de velocidade;

Agosto - Campanha de conscientização sobre os riscos do manuseio do celular ao volante;

Setembro - Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2018);

Outubro - Campanha de conscientização sobre o uso de cinto de segurança e de dispositivo de retenção infantil;

Novembro - Campanha de conscientização e respeito ao ciclista, e do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsitos; e

Dezembro - Ações de apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal (manutenção preventiva e documentação regular).

O Contran também definiu as mensagens a serem veiculadas nas peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins, no ano de 2018. As frases foram sugeridas pelo OBSERVATÓRIO. São elas:

  • No trânsito, a vida vem primeiro.
  • Seja gentil. Seja o trânsito seguro.
  • Trânsito seguro: eu faço a diferença.
  • Respeito no Trânsito. Uma via de mão dupla.

 

Sobre o Movimento Maio Amarelo

Assim como em 2017, o tema “Nós somos o trânsito” escolhido para a quinta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.

Abertura e encerramento do Movimento em 2018

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2018 já tem data e local definidos: será no dia 26 de abril, em Campina Grande, na Paraíba. A cidade foi destaque em 2017 pelas diversas atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e aceitou o desafio de fazer a abertura solene do Movimento pela primeira vez desde sua 1ª edição, em 2014.

Já o evento de encerramento com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2018” acontecerá no dia 28 de junho em Brasília, no Distrito Federal, e será sediado pela ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem) e pelo DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal).

A premiação será dada às empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo. As ações devem estar direcionadas à conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.