Evento será no dia 3/11, terça-feira, e reunirá poderes executivo, legislativo, iniciativa privada e sociedade civil, na busca de soluções para ampliar a segurança no trânsito
Com a proposta de discutir soluções e ações para os cinco eixos que contornam o tema Trânsito e que são definidores para a redução dos acidentes e mortes nas vias e rodovias pela ONU, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e o Grupo Diário Associados, em parceria com a FPTS (Frente Parlamentar por um Trânsito mais Seguro) e a Seguradora Líder DPVAT, realizarão, de forma inédita, o Seminário Urbanidade, por uma mobilidade segura, em Brasília, no dia 3 de novembro (terça-feira).
O Seminário vai reunir em cinco painéis: Infraestrutura e Gestão, Educação, Segurança Viária, Saúde e Fiscalização, representantes dos poderes público e legislativo, da sociedade civil e do setor privado, para apontar alternativas para as principais questões do trânsito em cada área. “Essa participação multissetorial parte do pressuposto que para alcançarmos as metas de redução da violência no trânsito precisamos do engajamento e compromisso de todos”, defende José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Os cinco painéis refletem os eixos de atuação para ampliar a segurança viária em todo o mundo, já preconizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e ONU (Organização das Nações Unidas).
O OBSERVATÓRIO pretende, com o evento, mapear a situação atual do país, as boas práticas que sendo realizadas, e como podemos avançar em cada um dos eixos, para reduzir a violência nas vias.
A dinâmica do Seminário Urbanidade será diferente de eventos dessa mesma natureza. Todos os integrantes das mesas de debates terão acesso a um vídeo sobre cada eixo ou tema do painel e a partir desse material farão suas abordagens. Os vídeos garantirão a contextualização de toda a problemática, divididos no cenário e nas perspectivas de cada tema do painel em questão; a partir daí, os explanadores darão a sua contribuição. Os vídeos serão veiculados na abertura de cada painel para os palestrantes e público.
O OBSERVATÓRIO destaca que os palestrantes não deverão usar apresentações, pois o objetivo é promover o diálogo entre os setores.
A participação do público também será estratégica, no sentido de catalisar os anseios da população por um trânsito mais seguro. Ao final de cada painel, o público poderá enviar questões aos debatedores, que deverão ser encaminhadas via mensagens de textos. Um número telefônico ficará disponibilizado para receber as perguntas do público. Com essa estratégia, pessoas de todo o país poderão participar, uma vez que o Seminário terá transmissão ao vivo, via internet, pelo site do OBSERVATÓRIO, no endereço www.onsv.org.br.
O Seminário será realizado no Auditório do Diários Associados, em Brasília, na SIG – Quadra 2, Lote 340, a partir das 09h e tem previsão de término às 17h30.
O mestre de cerimônia do Seminário será o jornalista Felipe Bueno.
Mais informações no OBSERVATÓRIO pelo telefone (19) 3801-4500 ou pelo celular (19) 99937-3270, com Daniela Gurgel.
Confira a programação do evento:
08:30 - 09:00 - Credenciamento e welcome coffee
09:00 - 09:20 - Abertura com Ministro das Cidades, Gilberto Kassab
09:20 - 10:20 - Painel 1 - Fiscalização
Debatedores:
10:20 - 10:40 - Coffee break
10:40 - 11:40 - Painel 2 - Infraestrutura
Debatedores:
11:40 - 12:40 - Painel 3 - Segurança Veicular
Debatedores:
12:40 - 14:00 - Almoço - Livre
14:00 - 15:10 - Painel 4 - Saúde
Debatedores:
15:10 - 16:30 - Painel 5 - Educação
Debatedores:
16:30 - 17:00 - Coffee break
17:00 - 17:30 - Encerramento
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.