Basta uma saída às ruas para uma constatação perigosa. Mulheres em motocicletas, condutoras ou garupas, com sapatos inadequados para a condução ou deslocamento nesse tipo de veículos.
As mulheres, muito mais que os homens, estão sujeitas à sedução da vaidade e acabam adotando calçados como rasteiras, sandálias, tamancos e saltos dos mais variados, que não podem ser utilizados para dirigir uma moto.
Se você é dessas que não abre mão desse tipo de sapato, procure levá-lo em uma bolsa para só colocá-lo ou calçá-lo depois que parar de dirigir.
A segurança exige que as mulheres usem calçados fechados. Imagem numa queda o estrago que pode acontecer se a condutora ou garupa estiver de rasteirinhas, por exemplo. A adoção de sapatos fechados e sem salto também é uma medida preventiva para reduzir a gravidade dos ferimentos. Afinal, saltos também atrapalham no controle dos pedais e trazem riscos.
Além disso, o Código de Trânsito brasileiro (CTB) define que é proibido pilotar motos com chinelos e sandálias que não estejam presas/firmes aos pés – portanto, as mulheres podem esquecer também o uso de tamancos.
De acordo com o artigo 252 do CTB, esse comportamento é considerado infração média, sujeita à multa.
Então, não transporte pessoas sem calçados adequados em motos e dê também o exemplo, usando sapatos que garantam a sua segurança.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.