Dois alunos do terceiro ano do curso de Direito, da Fundação Getúlio Vargas (FGV, São Paulo) estiveram nesta sexta (08.11) no Observatório Nacional de Segurança Viária para gravar uma entrevista para um projeto da faculdade da disciplina de Sociologia Jurídica.
O projeto é sobre o excesso de skatistas em vias públicas em um determinado bairro da cidade de São Paulo. Um conflito gerado entre os moradores do bairro e os praticantes desse esporte radical é o objetivo do estudo de Liliana Guimarães e Luís Filipe Azevedo Silva. Eles entrevistaram o Diretor Presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, para um documentário que será exibido na universidade.
O conflito entre esses dois usuários das vias públicas chamou a atenção de Luis que resolveu buscar na sociologia e também nos conceitos de utilização do espaço público uma alternativa para entender qual lado está correto. “A proposta dos moradores de se mobilizarem para elaborar um abaixo-assinado, me fez pensar de quem é o direito de transitar ou até, se há alguém que não pode fazer isso”, explicou o estudante.
A entrevista, que durou cerca de 40 minutos, vai mediar o conflito e mostrar que todos têm o mesmo direito sobre as vias. Para o diretor presidente do Observatório, “o importante é praticar o exercício da civilidade, da cidadania e do respeito com todos os indivíduos que utilizam as ruas, avenidas e rodovias de todo país”, conclui Ramalho.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.