Blog

Áreas calmas e seu impacto na segurança no trânsito

Saiba o que são áreas calmas e como elas auxiliam na segurança

Escrito por Portal ONSV

04 MAR 2024 - 11H07

Áreas calmas são locais em que normalmente a velocidade máxima da via é de 30 km/h. Além disso, podem ser aplicadas outras medidas como a implantação de travessias elevadas, reprogramação de semáforos, melhoramento em calçada, implantação de lombadas, outros itens que contribuem para a segurança viária e estimulam a caminhabilidade e outros modos ativos de deslocamento.

O objetivo das áreas calmas é melhorar a segurança de todos os usuários, reduzindo, por exemplo, o número e a gravidade de atropelamentos e outras ocorrências. Elas são importantes de serem aplicadas, principalmente, em locais com muito movimento de pedestres, como nos centros comerciais das cidades.

Especialistas em mobilidade são unânimes em relacionar a diminuição nas velocidades das vias brasileiras com a redução no número de mortes e de feridos no trânsito. De acordo com Danielle Hope, gerente de mobilidade ativa do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento, o ITDP Brasil, as chances de uma pessoa vir a falecer em um acidente a 50 km/h é de 85%. “Já trafegando a 30 km/h, essa probabilidade baixa para 15%, revelando uma diferença muito grande na mortalidade e, também, na gravidade desses sinistros”, afirmou em entrevista ao Mobilidade Estadão, um dos mantenedores sociais do Observatório.

Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em ocorrências de trânsito e a velocidade é um dos principais fatores de risco para as fatalidades. Por isso, a redução da velocidade máxima da via para 30 km/h é uma medida tão importante para a redução de mortes. Além disso, seus benefícios vão além da segurança viária.

Segundo especialistas, as áreas calmas não apenas reduzem os números de sinistros de trânsito, mas promovem qualidade do ar, a atividade física e a saúde mental. Tudo isso com mais convívio humano, menos estresse e mais segurança de modo geral.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.