Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
Antes de detalharmos mais alguns fatores sobre esses serviços, é necessário pontuar que eles não são a mesma coisa. Os dois são muito importantes, mas possuem funções diferentes.
Quando fazer alinhamento e balanceamento e qual a diferença entre eles?
Você já sentiu o carro puxar mais para um dos lados? É nesse momento que entra o alinhamento. Ele ajuda a ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que o veículo volte a andar em linha reta e fique mais estável.
Já o balanceamento, deve ser realizado quando você sente vibrações e trepidações em excesso, pois ele garante que as rodas girem sem que essas vibrações passem para o volante e prejudiquem a condução.
É recomendado que esses serviços sejam realizados ao menos uma vez por ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que seu automóvel não apresente problemas. Lembrando que esse número pode variar de acordo com o modelo do veículo, do tipo de uso e das condições de condução.
Mas atenção, não se esqueça de levar em consideração a troca dos pneus, que também é de extrema importância para garantir a segurança ao dirigir (saiba os riscos de andar com o pneu desgastado clicando aqui).
Por que é importante realizar o alinhamento e o balanceamento?
Esses dois serviços são muito importantes para manter a qualidade e segurança do seu veículo, além de poupar o desgaste prematuro dos pneus, suspensão e auxiliar na economia de combustível.
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.