É bem provável, que em algum momento, você possa ter reparado nas faixas de trânsito, seus diferentes padrões e cores.
Você sabia que cada uma possui um significado específico? Essas faixas estão sinalizadas no asfalto por um motivo, que vai muito além de dividir as pistas que os carros podem trafegar.
A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego.
Neste post, vamos explicar mais sobre cada uma das faixas de trânsito.
Significado das cores das faixas
Antes de explicar o que significa cada disposição, é preciso se atentar para as cores das faixas de trânsito.
A pintura amarela indica delimitação de pistas com sentidos opostos e regulamentam deslocamentos laterais. Ela pode ser simples ou dupla, contínua ou seccionada. Além disso, pode marcar espações proibidos para estacionamentos.
Já quando a faixa é branca, quer dizer que o fluxo de veículos é para o mesmo sentido. Elas também podem ser contínuas ou seccionadas.
Ainda existem as faixas vermelhas, que são utilizadas para demarcar ciclovias ou ciclofaixas.
Linhas de eixo
As linhas de eixo são aquelas que dividem duas ou mais faixas de rolamento.
Na imagem abaixo, possui uma demonstração de como essas linhas podem aparecer. A seguir, iremos explicar cada uma delas.
LMS-1 (Linha Branca Simples Contínua): separa duas ou mais faixas do mesmo sentido e, por ser uma linha contínua, proíbe a ultrapassagem nesses trechos.
LMS-2 (Linha Branca Simples Seccionada): por conta da faixa ser seccionada, é permitido a ultrapassagem nesses trechos.
LFO-1 (Linha Amarela Simples Contínua): é utilizada para separar vias de sentido opostos. Por se tratar de uma linha contínua, é proibido a ultrapassagem nesses trechos.
LFO-2 (Linha Amarela Simples Seccionada): Neste caso, pela faixa ser seccionada, é permitido a ultrapassagem nesses trechos.
LFO-3 (Linha Amarela Dupla Contínua): quando as duas linhas são contínuas, fica proibida a ultrapassagem nos dois sentidos da via.
LFO-4 (Linha Amarela Contínua / Seccionada): é composto por uma faixa amarela contínua e outra faixa amarela seccionada, neste caso, somente é permitido ultrapassar no lado da via que a faixa é seccionada. No outro lado da via, que a faixa é contínua, é proibido a ultrapassagem.
MFR (Marcação de Faixa reversível no contrafluxo): linha amarela que delimita a faixa que pode ter temporariamente seu sentido de circulação invertido. É utilizada em lugares que possui trânsito intenso em horários de pico. Este tipo de faixa é muito comum na cidade de Rio de Janeiro.
Resumidamente: As faixas contínuas indicam que a ultrapassagem é proibida e as faixas seccionadas indicam que a ultrapassagem é permitida. Com exceção da MFR e da LPP, que falaremos a seguir.
Linha de bordo
É a linha branca contínua utilizada no bordo ou no extremo das vias. Ela indica ao motorista os limites laterais e serve como linha guia.
Faixa amarela de proibido estacionar
A LPP (Linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada) é uma faixa amarela pintada na lateral da pista, que indica que é proibido estacionar nos trechos em que ela existe.
Vale ressaltar que é de extrema importância seguir as orientações das sinalizações horizontais para evitar sinistros de trânsitos. Além de gerar grande perigo, o condutor também fica sujeito à multa.
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