Blog

Para que serve o exame Psicotécnico?

Como o exame psicotécnico ajuda a preparar motoristas para o trânsito.

Escrito por Portal ONSV

26 AGO 2025 - 11H10 (Atualizada em 26 AGO 2025 - 11H55)

O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.

Quando surgiu?

Os primeiros debates sobre a necessidade de uma avaliação psicológica para a obtenção da carteira de motorista surgiram em 1941, com o primeiro Código de Trânsito Brasileiro. Já se entendia que, para formar um bom motorista, não bastava avaliar apenas as condições físicas, mas também as aptidões psicológicas. Nessa época, discutia-se a aplicação de exames cognitivos e psicológicos, que poderiam resultar na reprovação do candidato por não apresentar o perfil psicofisiológico necessário.

Nos anos seguintes, a psicologia do trânsito se desenvolveu e ganhou força, consolidando o exame psicotécnico como essencial na obtenção da CNH. Em 1997, o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu a obrigatoriedade do teste psicotécnico para condutores de veículos de maior responsabilidade, como caminhões, ônibus, vans escolares e motoristas profissionais.

No ano seguinte, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o exame por meio de resoluções que padronizam sua aplicação, definindo quem deve realizá-lo e em quais situações.

Como funciona?

O teste deve ser realizado em um local autorizado pelo Detran do estado do candidato. Em alguns casos, o próprio Detran aplica a avaliação; em outros, centros credenciados são responsáveis pelo processo.

As provas incluem diferentes atividades que avaliam personalidade e as habilidades fundamentais para dirigir com segurança, como memória, atenção, raciocínio lógico e comportamento.

O exame psicotécnico é obrigatório para pessoas que vão tirar a CNH pela primeira vez, motoristas que exercem atividade remunerada (EAR) e para condutores que têm a habilitação cassada.

Importância do exame psicotécnico

O teste é essencial porque avalia reflexos, atenção, raciocínio e equilíbrio emocional do futuro motorista. Dessa forma, contribui para a prevenção de acidentes, assegura que o condutor esteja preparado para enfrentar o trânsito e ajuda a proteger a segurança de todos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.