O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Quando surgiu?
Os primeiros debates sobre a necessidade de uma avaliação psicológica para a obtenção da carteira de motorista surgiram em 1941, com o primeiro Código de Trânsito Brasileiro. Já se entendia que, para formar um bom motorista, não bastava avaliar apenas as condições físicas, mas também as aptidões psicológicas. Nessa época, discutia-se a aplicação de exames cognitivos e psicológicos, que poderiam resultar na reprovação do candidato por não apresentar o perfil psicofisiológico necessário.
Nos anos seguintes, a psicologia do trânsito se desenvolveu e ganhou força, consolidando o exame psicotécnico como essencial na obtenção da CNH. Em 1997, o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu a obrigatoriedade do teste psicotécnico para condutores de veículos de maior responsabilidade, como caminhões, ônibus, vans escolares e motoristas profissionais.
No ano seguinte, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o exame por meio de resoluções que padronizam sua aplicação, definindo quem deve realizá-lo e em quais situações.
Como funciona?
O teste deve ser realizado em um local autorizado pelo Detran do estado do candidato. Em alguns casos, o próprio Detran aplica a avaliação; em outros, centros credenciados são responsáveis pelo processo.
As provas incluem diferentes atividades que avaliam personalidade e as habilidades fundamentais para dirigir com segurança, como memória, atenção, raciocínio lógico e comportamento.
O exame psicotécnico é obrigatório para pessoas que vão tirar a CNH pela primeira vez, motoristas que exercem atividade remunerada (EAR) e para condutores que têm a habilitação cassada.
Importância do exame psicotécnico
O teste é essencial porque avalia reflexos, atenção, raciocínio e equilíbrio emocional do futuro motorista. Dessa forma, contribui para a prevenção de acidentes, assegura que o condutor esteja preparado para enfrentar o trânsito e ajuda a proteger a segurança de todos.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.