No Brasil os veículos elétricos têm se tornado mais populares entre os condutores, e com isso uma preocupação surge: os carros elétricos pegam fogo? Eles tem mais risco de causar um incêndio?
De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros - Comandante do 1° SGB do 11° GB, Diogo Diniz Vieira, que participou do podcast do Observatório, o Observaí, assim como todos os demais veículos os carros elétricos possuem sim, a possibilidade de pegar fogo. Apesar de serem completamente seguros, eles podem se envolver em acidentes e acabarem ocasionando o incêndio.
Apesar disso, os veículos elétricos possuem chances reduzidas de pegarem fogo se comparados aos convencionais, movidos à combustão.
Um estudo publicado pela Autoinsurance EZ, que coletou dados de dois órgãos americanos especializados em segurança de automóveis, o National Transportation Safety Board (NTSB) e o Bureau Of Transportantion Statistics (BTS), demonstrou que os carros totalmente elétricos têm 100 vezes menos probabilidade de pegar fogo do que os tradicionais. Dentro de 1,4 milhão de incêndios registrados nos EUA em 2020, 15% foram em carros, mas apenas 0,02% de elétricos.
Vale ressaltar, que apesar do risco menor para incêndios, quando acontece de os carros elétricos pegarem fogo, é bem mais difícil de ser contido. A duração e intensidade dos incêndios de elétricos o tornam mais complicados de apagar por conta do uso de baterias de íons de lítio, que são difíceis de manter frias.
Confira o episódio do Podcast Observaí relacionado ao post.
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.