As Normas Gerais de Circulação e Conduta do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) definem o uso obrigatório de cinto de segurança para o condutor e para todos os passageiros do veículo.
O cinto de segurança serve para manter o passageiro seguro na poltrona, diminuindo as chances de ser arremessado para fora do veículo e de ferimentos graves ou até mesmo fatais.
As chances de se ferir gravemente ao se envolver em um sinistro de trânsito, estando sem cinto de segurança, são 4 vezes maiores. Já as chances de sobreviver em uma ocorrência grave, utilizando o cinto, são 7 vezes maiores.
De acordo com um estudo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder, em 2019, 28,3% das vítimas fatais de sinistros de trânsito não utilizavam o cinto de segurança.
Tipos de cinto de segurança automotivo
Existem alguns tipos de cinto de segurança que iremos explicar mais a seguir:
Cinto de dois pontos (cinto abdominal) - É mais encontrado em carros antigos e em alguns assentos traseiros centrais de automóveis. Esse modelo protege a cintura, passando por cima do quadril e prendendo-se a um ponto de ancoragem no veículo. Ele oferece apenas uma proteção limitada, pois não restringe o movimento do tronco e da cabeça, aumentando o risco de lesões nessas áreas.
Cinto de três pontos (cinto diagonal e abdominal) - É o mais eficaz e mais utilizado atualmente. O modelo tem o formato em "Y" e protege a cintura, ombros, tórax e bacia do usuário. Ele possui três pontos e passa pelo peito na diagonal e na cintura. Desde 2020 é obrigatória a instalação desse modelo para todos os veículos fabricados no Brasil.
Cinto de 4, 5 e 6 pontos - o de 4 pontos é encontrado geralmente em jipes e carros de trilha. Ele abraça o tórax do usuário e é capaz de evitar lesões graves em casos de capotamento ou colisões muito fortes.
Já o de 5 e 6 pontos são utilizados, principalmente, em carros de corrida e possuem as proteções já mencionadas e também proteção para as pernas e pescoço.
É importante mencionar que crianças também devem estar protegidas no carro, da seguinte forma:
-Crianças até 1 ano de idade: no banco de trás, no bebê-conforto que deve ter as costas voltadas para o banco da frente.
-Crianças de 1 a 4 anos de idade: no banco traseiro, com cadeira presa com cinto de segurança e voltada para frente do veículo
-Crianças de 4 a 7 anos e meio de idade: no banco traseiro, com assento de elevação e cinto de segurança
-Crianças de 7 anos e meio até 10 anos de idade: no banco traseiro, com cinto de segurança
Acima desta idade, já podem ser transportadas no banco dianteiro ou traseiro, mas sempre com cinto de segurança.
*As orientações de transporte para crianças são definidas pela Resolução n° 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.