O pedágio Free Flow, é um sistema de cobrança de pedágio sem praça física, que possibilita que os veículos passem por ele sem a necessidade de parar. O objetivo dele é tornar a viagem mais eficiente, com o fluxo livre, além de contribuir para a redução de emissões de poluentes, já que evita que os veículos fiquem parados com o motor funcionando enquanto esperam para pagar o pedágio.
No Brasil, o sistema vem sendo implementado aos poucos em algumas rodovias. Já é possível encontrá-lo em alguns trechos da BR-101 (Rio-Santos) e no Rio Grande do Sul.
A tecnologia utiliza sistemas avançados de identificação automática, como câmeras e leitores de tags, para registrar e cobrar a tarifa devida. Ele é capaz de identificar 100% das passagens, seja por TAG ou leitura da placa.
Mas como funciona o pagamento do free flow?
Para quem possui tag a forma de pagamento não muda em nada, a tarifa continuará sendo cobrada da mesma forma que os pedágios com praça física. Isso depende do contrato da empresa, alguns exigem que tenha um saldo próprio vinculado ao cartão do motorista, outras geram um boleto de pagamento todo mês.
Já para os veículos que não possuem tag ou adesivo de pagamento, o free flow identifica a placa e gera a tarifa em cerca de 48 horas. Após isso, o motorista terá 15 dias, a partir da data da passagem, para entrar em contato com a concessionária e efetuar o pagamento.
A CCR, concessionária responsável pelo trecho Rio-SP, já disponibiliza o pagamento através do WhatsApp. Além de possuir a opção de se cadastrar no APP CCR Rodovias, que te envia um SMS sempre que seu veículo passa pelo free flow, te lembrando do pagamento.
Os procedimentos de pagamento e débito ainda podem sofrer adaptações conforme a tecnologia avança.
E se eu não pagar?
Assim como os pedágios "comuns", a evasão dos pedágios free flow gera multa, como prevista no Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro, no valor de R$195,23, além de descontar 5 pontos na carteira.
O projeto do uso free flow no Brasil tem coordenação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ainda está em fase experimental. A previsão é que esse período acabe nesse mês de março, podendo ter prorrogação.
Confira o episódio do podcast do Observatório, o Observaí, sobre os pedágios free flow:
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
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