Os pontos cegos são áreas ao redor dos automóveis que não podem ser observadas de modo direto pelo condutor, ou seja, os espaços onde os espelhos não conseguem captar, nem podem ser vistos ao olhar para o entorno do veículo. Essa situação pode gerar graves sinistros, principalmente, durante ultrapassagens, conversões ou mudanças de faixa.
Alguns fatores podem ajudar a diminuir os pontos cegos ao dirigir e evitam problemas. Neste post, iremos te ajudar a prevenir essa situação.
1.Encontre a forma certa de posicionar seu banco
A posição do banco faz muita diferença ao dirigir, não apenas para ser mais confortável, mas também para ajudar a fazer o ajuste correto dos retrovisores e evitar pontos cegos.
O ideal, ao posicionar o banco, é que você coloque os pés nos pedais e posicione o banco de forma que elas estejam apenas levemente dobradas. Já a inclinação não pode ser nem muito reta, nem muito deitada.
2. Ajuste os espelhos
Os espelhos são equipamentos de extrema importância para auxiliar nossa visão no carro. Porém, se não estiverem posicionados de forma correta, podem gerar pontos cegos perigosos.
Eles devem ser ajustados da seguinte forma:
-Espelho esquerdo: vire a cabeça levemente para a esquerda e ajuste até ver apenas uma pequena parte da carroceria do seu carro. O restante deve refletir os carros vindo daquele lado.
-Espelho direito: repita o processo do espelho esquerdo, porém, virando a cabeça para a direita. Lembre-se de que a carroceria do seu carro deve aparecer o mínimo possível.
-Espelho retrovisor: você deve visualizar a traseira de todo o ambiente. Observe se consegue ver todo o vidro traseiro do carro, tendo uma visão panorâmica completa.
Outro fator importante é sempre redobrar a atenção ao mudar de faixa ou fazer ultrapassagens. Principalmente com motos, pois, por serem menores, elas tem um tempo reduzido de aparição nos espelhos.
Além disso, fique sempre atento para não se posicionar nos pontos cegos de outros veículos, principalmente, daqueles que são maiores que o seu veículo para evitar sinistros de trânsito. Mantenha sempre uma distância segura do carro à frente e esteja atento aos carros que forem fazer ultrapassagem.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.