O estepe, também conhecido como pneu reserva, é um pneu extra que deve ser transportado no veículo para casos de emergência, principalmente quando algum pneu fura.
Normalmente, o pneu reserva é uma roda sobressalente temporária menor e mais leve do que o pneu padrão, para poder otimizar o espaço.
Uma dúvida que ocorre entre os motoristas é se o estepe é obrigatório ou não, iremos explicar melhor nesse post.
A Resolução N°14/1998 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) lista alguns itens obrigatórios que os veículos devem portar, e, um deles, é o pneu reserva. Ou seja, se você for abordado sem um dos equipamentos obrigatórios, incluindo o estepe, estará cometendo infração grave, com multa de R$195,23, desconto de 5 pontos na carteira e retenção do veículo até a situação ser regularizada.
Porém, em alguns casos, a legislação permite a ausência do estepe, desde que o motivo seja comprovado tecnicamente ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Uma dessas exceções é para os veículos equipados com pneus Run Flat, que possuem pneus com capacidade de rodar "sem ar".
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.