Blog

Hábitos que prejudicam a embreagem!

Saiba o que evitar para prolongar a vida útil da peça

Escrito por Portal ONSV

20 FEV 2024 - 12H28

O sistema de embreagem é responsável por desacoplar o motor da transmissão para a troca de marchas. Ele é um dos itens do veículo que tem desgaste natural, ou seja, tem uma vida útil limitada.

Apesar de ter um prazo médio de troca de 60mil km rodados, alguns motoristas realizam práticas que diminuem essa previsão, prejudicando, inclusive, o funcionamento da embreagem.

Entenda quais práticas você deve evitar para prolongar a durabilidade da embreagem.

Dirigir com o pé apoiado no pedal

O pedal de embreagem só deve ser acionado ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal causa um desgaste acentuado de todo o sistema de embreagem.

Deixar o carro engatado ao parar no semáforo

Manter o pé no pedal de embreagem com o motor ligado e o câmbio engrenado ao parar no semáforo, ou até em um congestionamento é um hábito que causa danos à embreagem. Sempre que parar, coloque o veículo em ponto-morto e acione os freios, apenas engrene o veículo no momento em que for andar novamente.

"Segurar" o carro com a embreagem

Ficar alternando entre os pedais da embreagem e do acelerador em uma subida causa desgaste prematuro do platô e dos discos. O correto é fazer o uso do freio de mão na subida, sendo mais seguro e poupando o sistema de embreagem.

Rodar com a marcha muito alta ou sair em segunda marcha.

Quando a marcha utilizada é incompatível com a velocidade, as rotações ficam baixas demais e forçam muito o sistema de embreagem.

Além disso, dar partida no carro em segunda marcha sobrecarrega o disco e pode inutilizar toda a embreagem.

Rodar com excesso de carga

Andar com o veículo ultrapassando a capacidade de carga especificada pelo fabricante aumenta o esforço da embreagem, principalmente ao tirar o veículo da inércia, diminuindo a vida útil da mesma. O peso excessivo também causa danos à suspensão e aos pneus.

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Live_Maio_Amarelo_programa_educa_pocos_de_caldas_mg
Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.