O sistema de embreagem é responsável por desacoplar o motor da transmissão para a troca de marchas. Ele é um dos itens do veículo que tem desgaste natural, ou seja, tem uma vida útil limitada.
Apesar de ter um prazo médio de troca de 60mil km rodados, alguns motoristas realizam práticas que diminuem essa previsão, prejudicando, inclusive, o funcionamento da embreagem.
Entenda quais práticas você deve evitar para prolongar a durabilidade da embreagem.
Dirigir com o pé apoiado no pedal
O pedal de embreagem só deve ser acionado ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal causa um desgaste acentuado de todo o sistema de embreagem.
Deixar o carro engatado ao parar no semáforo
Manter o pé no pedal de embreagem com o motor ligado e o câmbio engrenado ao parar no semáforo, ou até em um congestionamento é um hábito que causa danos à embreagem. Sempre que parar, coloque o veículo em ponto-morto e acione os freios, apenas engrene o veículo no momento em que for andar novamente.
"Segurar" o carro com a embreagem
Ficar alternando entre os pedais da embreagem e do acelerador em uma subida causa desgaste prematuro do platô e dos discos. O correto é fazer o uso do freio de mão na subida, sendo mais seguro e poupando o sistema de embreagem.
Rodar com a marcha muito alta ou sair em segunda marcha.
Quando a marcha utilizada é incompatível com a velocidade, as rotações ficam baixas demais e forçam muito o sistema de embreagem.
Além disso, dar partida no carro em segunda marcha sobrecarrega o disco e pode inutilizar toda a embreagem.
Rodar com excesso de carga
Andar com o veículo ultrapassando a capacidade de carga especificada pelo fabricante aumenta o esforço da embreagem, principalmente ao tirar o veículo da inércia, diminuindo a vida útil da mesma. O peso excessivo também causa danos à suspensão e aos pneus.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Observatório realiza o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) 2024 em São Paulo. O evento desse ano ocorreu em conjunto com o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.