O sistema de embreagem é responsável por desacoplar o motor da transmissão para a troca de marchas. Ele é um dos itens do veículo que tem desgaste natural, ou seja, tem uma vida útil limitada.
Apesar de ter um prazo médio de troca de 60mil km rodados, alguns motoristas realizam práticas que diminuem essa previsão, prejudicando, inclusive, o funcionamento da embreagem.
Entenda quais práticas você deve evitar para prolongar a durabilidade da embreagem.
Dirigir com o pé apoiado no pedal
O pedal de embreagem só deve ser acionado ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal causa um desgaste acentuado de todo o sistema de embreagem.
Deixar o carro engatado ao parar no semáforo
Manter o pé no pedal de embreagem com o motor ligado e o câmbio engrenado ao parar no semáforo, ou até em um congestionamento é um hábito que causa danos à embreagem. Sempre que parar, coloque o veículo em ponto-morto e acione os freios, apenas engrene o veículo no momento em que for andar novamente.
"Segurar" o carro com a embreagem
Ficar alternando entre os pedais da embreagem e do acelerador em uma subida causa desgaste prematuro do platô e dos discos. O correto é fazer o uso do freio de mão na subida, sendo mais seguro e poupando o sistema de embreagem.
Rodar com a marcha muito alta ou sair em segunda marcha.
Quando a marcha utilizada é incompatível com a velocidade, as rotações ficam baixas demais e forçam muito o sistema de embreagem.
Além disso, dar partida no carro em segunda marcha sobrecarrega o disco e pode inutilizar toda a embreagem.
Rodar com excesso de carga
Andar com o veículo ultrapassando a capacidade de carga especificada pelo fabricante aumenta o esforço da embreagem, principalmente ao tirar o veículo da inércia, diminuindo a vida útil da mesma. O peso excessivo também causa danos à suspensão e aos pneus.
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
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