O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório para todos os proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus e aeronaves e em todo início de ano, ele se torna uma das principais preocupações dos donos de veículos.
No entanto, muitos se questionam sobre o destino do dinheiro arrecadado com o imposto.
Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o total arrecadado é dividido entre 3 destinos: 20% vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), 40% vai para o Governo Estadual e os outros 40% restantes vão para o município onde o veículo está registrado. Isso vale para qualquer estado brasileiro.
O valor arrecadado também compõe o orçamento anual das prefeituras e estados e normalmente os valores são utilizados para a manutenção de ruas, avenidas e rodovias, além de serviços essenciais para a população, como saúde, educação, segurança e transporte.
Só é isento do imposto os portadores de veículos antigos, com 10 a 20 anos (número varia de acordo com o estado), veículos adaptados para portadores de deficiência, táxis, carros diplomáticos, máquinas agrícolas e veículos com potência menor que 50 cavalos.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.