O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual, cobrado anualmente aos proprietários de veículos e o valor pode variar de estado para estado, de acordo com o valor do veículo (Tabela FIPE).
A inadimplência do IPVA não é algo incomum. Em 2021, o índice de inadimplência do imposto em São Paulo foi de 8,3%. Nesse post, iremos apresentar quais são as consequências de não pagar o IPVA.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não possui uma infração específica para quem trafega com o IPVA vencido, porém, o não pagamento do imposto pode gerar outras consequências.
O pagamento do IPVA é condicionante para que o veículo obtenha o Certificado de Licenciamento Anual (CLA), que é um documento de porte obrigatório no veículo. Sem o licenciamento, se configura uma infração de trânsito que gera multa de R$293,47, desconta 7 pontos na CNH e poder causar a remoção do veículo nos casos em que a irregularidade não pode ser sanada no local.
Se o seu carro for apreendido, além de ter que pagar o IPVA, você terá que pagar os juros e a multa referente aos dias que o seu carro ficou parado no pátio do Detran.
Além disso, a cada dia sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa de 0,3%. Essa porcentagem aumenta a cada dia, podendo chegar até o limite de 20% sobre o valor do imposto. No caso de inscrição em dívida ativa, a multa será de 40% sobre o valor cobrado. Além da multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic.
Permanecendo o débito, o proprietário do veículo terá o nome incluído no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual), ou seja, ficará com o nome "sujo".
Sendo assim, esteja sempre atento a data de vencimento do seu IPVA para que não sofra as consequências do não pagamento do imposto.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.